O centro de distribuição do Mercado Livre em Governador Celso Ramos, às margens da BR-101, que iniciou atividades em fevereiro deste ano, já conta com equipe própria de 470 pessoas e vai ampliar para mais de mil pessoas até o final do ano. Essas mais de 500 novas vagas serão para atender expansão dos serviços de logística, que estão ganhando mais um espaço físico na unidade. As informações são do diretor de Operações do grupo no Brasil, Luiz Vergueiro, que participou de entrevista sobre investimentos nesta quarta-feira, juntamente com o vice-presidente de Logística da companhia para a América Latina, Leandro Bassoi.

Continua depois da publicidade

> Receba mensagens no WhatsApp com notícias de Santa Catarina

O grupo Mercado Livre está investindo R$ 1 bilhão em 2021. Segundo os executivos, os investimentos já realizados permitiram dobrar os serviços de logísticas no Brasil este ano. Além disso, serão inaugurados dois novos centros de distribuição (CD) Fulfillment (Full), um no município de Franco da Rocha, em São Paulo, ainda este ano, e outro em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, que entrará em operação em 2022. Além disso, vai abrir mais 26 Service Centers em diversos estados do Brasil em 2021.

Uma prioridade do Mercado Livre é fazer entregas rápidas, no mesmo dia ou em até dois dias. Com o CD de Governador Celso Ramos, a empresa passou a fazer entregas no mesmo dia na região metropolitana de Florianópolis, para produtos comprados até às 11h, selecionados como Full na plataforma da companhia. O CD catarinense é no modelo fulfillment (Full), em que o estoque do vendedor é gerenciado pelo próprio Mercado Livre. As regiões de São Paulo e Salvador também contam com entrega no mesmo dia.

A instalação da unidade de logística em SC foi anunciada em novembro de 2020. O CD conta com um parceiro local para a construção dos espaços logísticos, o Grupo Cassol. O início das operações foi com área de 32 mil metros quadrados e, com a nova expansão prevista agora, chegará a 71 mil metros quadrados. Os interessados em ocupar postos de trabalho que estão sendo abertos devem se inscrever no site da companhia

Continua depois da publicidade

– A gente tem esse plano de crescimento da operação, com atendimento forte para a black friday – adiantou Vergueiro.

Este ano, além da unidade em SC, o Mercado Livre inaugurou a terceira ampliação no seu principal centro, em Cajamar, São Paulo, e também a unidade em Extrema, no Sul de Minas Gerais. De acordo com Leandro Bassoi, com a expansão em Cajamar estão sendo gerados 4,5 mil novos empregos. Atualmente, o Mercado Livre tem 10 mil colaboradores e vai encerrar o ano com 16 mil.

Com os investimentos anunciados, o Mercado Livre somará 1,2 milhão de metros quadrados de área de armazenagem e operações no Brasil, da qual 72% serão para Fulfillment. Essa logística maior permitirá fazer entregas em até um dia para 2,1 mil cidades do Brasil e amplia, também, a capacidade de entregas no mesmo dia.

Para dar suporte à distribuição rápida, estão sendo abertos 17 cross dockings, mais de 100 services centers e 3 mil Agências Mercado Livre. O transporte é feito por 4 aviões, 8 carretas movidas a gás natural, 51 carros elétricos, 260 caminhões e 10 mil vans. Até o final do ano, estarão rodando 46 carretas movidas a gás.

Continua depois da publicidade