A operação Dia das Mães realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda na última semana fiscalizou 4.251 empresas em 152 municípios. Foram encontradas 975 infrações tributárias e emitidos 712 termos. Segundo o secretário da Fazenda, Paulo Eli, foram visitadas 52,64% mais empresas do que na operação realizada no mesmo período do ano passado. Participaram 242 auditores fiscais durante dois dias.
Continua depois da publicidade
Uma das irregularidades encontradas foi um dispositivo eletrônico para sonegar ICMS na venda com cartões. Ele permitia fazer a cobrança pelo cartão e emitir uma nota não fiscal. Outro problema identificado foi empresa registrada como microempreendedor individual (MEI), mas que na verdade fatura muito mais do que os R$ 81 mil por ano, limite dessa categoria de empresa.
Segundo o diretor de Administração Tributária, Rogério Mello, a lista de inconformidades teve ainda cartão de crédito vinculado a CPF ou indicando CNPJ diferente daquele da empresa e caminhão de água mineral circulando na Grande Florianópolis sem nota fiscal.
Continua depois da publicidade