Para fazer chegar mais rápido doações do Sudeste do Brasil às pessoas atingidas pela enchente no Rio Grande do Sul, a Marinha do Brasil (MB), com apoio da Marinha dos Estados Unidos, fará uma operação típica de guerra segunda-feira (27). Sob a coordenação da MB, serão feitas transferências de cargas com helicópteros entre o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlantico”, da marinha brasileira, que é o maior navio de guerra da América Latina, e o navio USNS Jonh Lenthall, integrante da Força-Tarefa capitaneada pelo Porta-Aviões Nuclear George Washington, dos EUA.  

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Estas informações sobre a Operação Taquari II são da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. Segundo ela, o navio da marinha americana será abastecido no Porto do Rio de Janeiro (RJ) com donativos arrecadados e armazenados pela marinha brasileira.

Navio USNS Jonh Lenthall, das forças armadas dos EUA (Foto: DVIDS, Divulgação)

Depois, ele se deslocará para o mar no litoral do Rio Grande do Sul, na região do Porto do Rio Grande, para encontrar o NAM “Atlântico”. Nessa etapa, ainda em alto-mar, as doações serão levadas de helicóptero para o navio brasileiro.

Segundo a embaixada, essa transferência de carga externa é denominada VERTREP (Vertical Replenishment) e consiste num desdobramento da Operação “Southern Seas – 2024”. A transferência das cargas será feita com helicópteros do Brasil e dos EUA.  

Continua depois da publicidade

Encerrado esse carregamento, o navio NAM vai atracar no Porto de Rio Grande para desembarcar as doações, que serão levadas para municípios atingidos pelas chuvas. Segundo a embaixada dos EUA, essa operação amplia a capacidade logística de transporte de donativos e contribui para ampliar a interoperabilidade entre as marinhas.

Desde o início da catástrofe no Rio Grande do Sul a marinha brasileira vem atuando no apoio às regiões afetadas. Até agora, já utilizou 10 navios para o transporte de 400 toneladas de doações. Também levou viaturas, aeronaves, equipamentos e outros suprimentos.

EUA aumentam ajuda ao RS

Na terça-feira (21), a embaixada norte-americana informou que os EUA aumentaram a ajuda humanitária para o Brasil atender o Rio Grande do Sul no valor de R$ 4,16 milhões, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Assim, o total do país para esse apoio aos gaúchos chega a R$ 5,2 milhões.

A informação sobre essa nova doação foi feita pelo vice-secretário dos EUA, Kurt M. Campebell, durante o Diálogo de Alto Nível Brasil-EUA, realizado em Washington, D.C. segunda-feira (20), no qual participavam a secretária-geral das Relações Exteriores do Brasil, embaixadora Maria Laura da Rocha, a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley.

Continua depois da publicidade

Leia também

Alunas do Technovation Girls Florianópolis criam aplicativos para resolver problemas reais

Empresa de SC doa 100 toneladas de telhas para ajudar na reconstrução do RS

Governo de SC vai lançar programa de apoio à compra da casa própria

Governo de SC vai elaborar plano de logística e transporte

Inteligência coletiva e trajetórias empreendedoras serão temas da Expogestão