Os juros reais baixos e o crescente interesse das pessoas em fazer reservas para o futuro segue aquecendo o mercado de serviços financeiros de Santa Catarina, um dos que mais crescem no Brasil em escritórios de médio e grande porte. A última mudança aconteceu esta semana: o Amur Capital, de Itajaí, recém aberto em dezembro do ano passado com a proposta de ser o maior escritório de agentes autônomos (AAIs) do país, acaba de aderir à plataforma do banco BTG Pactual.
Continua depois da publicidade
Multinacionais revelam por que investem em Santa Catarina
O escritório, que estava com a Mirae Asset, chamou a atenção do BTG porque com apenas três meses de atividades reuniu 54 assessores de investimentos. O plano é somar, em cinco anos, 500 profissionais, informou o CEO e fundador da Amur, Leandro Marchioretto. Segundo ele, o plano também é alcançar, em 18 meses, cerca de 4 mil clientes e totalizar R$ 1 bilhão para custódia. Para acelerar crescimento, embora a matriz seja em Santa Catarina, os profissionais estão atuando em 38 municípios de 14 estados brasileiros. O trabalho em home office facilita a expansão rápida, informa o CFO da Amur, Marcus Schaidhauer.
Florianópolis vai sediar duas corretoras e avança como polo financeiro
Novo polo da área de finanças
A mudança que mais chamou a atenção do país foi a adesão, ano passado, do EQI, escritório de Balneário Camboriú, então o maior da área de investimentos do Brasil, à plataforma do BTG Pactual. Cidades do litoral catarinense contam com pelo menos uma dezena de escritórios renomados, que ajudam pessoas físicas e jurídicas a investir recursos com eficiência no Brasil e exterior.
Continua depois da publicidade
Para alguns observadores, num futuro próximo, o estilo de vida do litoral catarinense vai ajudar a constituir um dos principais polos de empresas de investimentos do Brasil. Investidores do exterior também estão entre os que abriram unidades de serviços financeiros em SC.