Enquanto uma parte investe por necessidade, outra parte tem o sonho de ter o próprio negócio. Pesquisas do Sebrae apontam crescente número de mulheres empreendendo. Nos últimos dois anos, subiu de 38% para 45% o total de mulheres provedoras da principal renda da família.A economia de SC acompanha esse ritmo nacional.
Continua depois da publicidade
Associativismo

Nesta sexta-feira acontece a posse da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), que terá a recondução do empresário Mário César dos Santos para a presidência da entidade. Entre as mudanças na diretoria está a inclusão da advogada tributarista Kelly G. Martarello, que assume como vice-presidente de Assuntos Tributários. O evento de posse será nesta sexta, às 20h, no Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região. Sócia de escritório de advocacia, Kelly é reconhecida no país pelo trabalho que desenvolve, tanto pelo escritório de Itajaí quanto ao de São Paulo. Ela foi ativa na defesa do setor produtivo na polêmica dos reincentivos de ICMS ano passado.
>> Opinião: Assédio não "massageia o ego", deputado, provoca medo
Projetos sob medida
Continua depois da publicidade

A retomada da construção civil com mais força este ano animou a empresária Deyse Wagner Engel, franqueada da Florense em Florianópolis, a renovar a loja da marca na Beira-mar. Para destacar a mudança, Deyse fará evento de apresentação das mesmas dia 18 deste mês. Entre os convidados o presidente da empresa Mateus Corradi.
Crédito cooperativo

Em Chapecó, o microempreendedorismo conquista espaço crescente. A empresária Serenite Aparecida de Freitas (E), tentou mas não encontrou um trabalho flexível para poder atender a filha em 2013. Daí abriu o próprio negócio de artesanato. Decidiu bordar chinelos de borracha. A iniciativa deu certo como nova fonte de renda e ela passou a tomar recursos emprestado da Credioeste para investir no negócio. Na foto, Serenite Freitas com a gerente executiva da Credioeste, Marcia Biffi.