Executivos de empresas brasileiras tiveram dificuldades para bater metas em 2023, apontam levantamentos digitais divulgados nesta terça-feira pela RD Station. A pesquisa Panorama de Vendas, junto a 1.500 empresas, apurou que 74% não alcançaram as metas de vendas ano passado. E a pesquisa Panorama de Marketing revelou que 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Mas as empresas seguem investindo e apesar dessas dificuldades, as sondagens apuraram que 78% dos entrevistados esperam maior crescimento em 2024 na área de marketing. E na área de vendas, 91% das empresas projetam crescimento frente a 2023. Desse grupo, 44% estimam receita de 10% a 50% maior.
Esses dados são de estudos realizados pela RD Station com apoio das empresas do mesmo grupo como a Totvs, RD Station Conversas, Exact Sales e Lexos. Foram entrevistados mais de 3 mil profissionais, sendo 1.827 da área de varketing, e 1.484 da área de vendas em todo o país. Os estudos incluem análise de bilhões dedados da RD Station Marketing e RD Station CRM para informações e apoio a decisões.
O levantamento sobre vendas apurou que o ano foi ainda mais difícil do que em 2022, quando 71% das empresas não atingiram as metas. O setor que mais teve dificuldades foi o B2B, que teve somente 23% de sucesso.
Continua depois da publicidade
– Percebemos ano a ano o aumento percentual de quem não consegue cumprir as metas e, assim como na última edição, nota-se a relação direta com a falta de processos e ferramentas adequadas. Ainda que 66% dos profissionais afirmem que ter processos bem definidos é a iniciativa mais importante para garantir resultados, quase 70% responderam não ter de fato. A boa notícia é que existem ferramentas e planos de ação disponíveis no mercado – acentua Erika Tornice Lopes, CRO (diretora de receita) da RD Station.
Segundo a RD, entre hipóteses do desempenho aquém do projetado estão a falta de processos, metas desalinhadas com os objetivos das empresas e metas pouco comunicadas às equipes. Mais da metade dos entrevistados não usam sistema de CRM e somente 15% dizem que a integração entre marketing e vendas é satisfatória na empresa.
IA é a principal tendência em tecnologia
As pesquisas da RD também envolveram questionário aos empresários da área de marketing sobre tendências para uso de tecnologias. Em primeiro lugar ficou inteligência artificial, seguida por omnichanel (atendimento multicanal) e social selling (uso de redes sociais).
Segundo o levantamento, o uso de inteligência artificial foi apontado por 61% dos entrevistados, o ominichanel por 40% e redes sociais 38%.
Continua depois da publicidade
Leia também
Mapa do consumo de SC sobe para R$ 370,8 bilhões e maioria das grandes cidades cresce
Guilherme Bertani é eleito presidente da Associação Empresarial de Joinville
Döhler é finalista em prêmio de reputação que tem votos de clientes
Multinacional chinesa investe R$ 50 milhões em SC para fabricar baterias
Em meio à polêmica do arroz da Conab, diretor de associação diz que importação é grand