O maior posto para recarga de veículos elétricos da Região Sul do Brasil não está situado num posto de combustível, mas no estacionamento do shopping center do Centro de Florianópolis, o Beiramar Shopping. O empreendimento conta com 16 unidades carregadoras e dia 01 de agosto inaugura uma ultrarrápida, modelo EVE 0300F – Fleet, da Intelbras, a mais rápida disponível no mercado brasileiro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O investimento é em parceria com a Intelbras e a WeCharge, empresa de recarregadores do Grupo Dimas, que tem aplicativo para gestão de serviços. A decisão de acelerar investimentos ocorre porque a procura pelo serviço aumentou mais de 50% nos últimos 12 meses.
Os planos do Beiramar não se restringem a 17 pontos de recarga. Até 2025, deverão ser pelo menos 30 unidades, 10 por andar de estacionamento, informa o empresário Antonio Carlos Scherer, conselheiro e um dos fundadores do shopping.
– Sabemos a importância desses novos modelos de carro, assim como qualquer tipo de fonte de energia renovável, então estamos sempre atentos para trazer essas novidades tecnológicas que favorecem tanto o meio ambiente quanto o dia a dia dos frequentadores do shopping – destaca Antonio Scherer.
Continua depois da publicidade
Essa oferta de recarga elétrica também integra a estratégia ESG do empreendimento, que conta com geração limpa no fornecimento de energia. Conforme o gerente operacional do Beiramar, Fritz Göhring, a energia consumida vem de PCH, pequena usina hidrelétrica com geração sustentável.
Tempo de recarga
A nova unidade de recarga ultrarrápida da Intelbras carrega totalmente as baterias de um veículo normal, menor, em apenas uma hora. Para um SUV, o tempo estimado é de 2h30min. Numa estação comum, um veículo elétrico popular necessita de quatro horas para recarregar. E um SUV, necessita de seis horas.
O novo modelo de carregador da Intelbras EVE 0300F – Fleet é três a cinco vezes mais rápido do que um que usa corrente alternada convencional. Apesar de os veículos elétricos e híbridos serem mais caros no Brasil, essa é uma tendência mundial que veio para ficar.
Conforme a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), no período de janeiro a abril deste ano, as vendas de carros elétricos e híbridos no país cresceram 51% frente aos mesmos meses de 2022.
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresários do Sul são os que melhor avaliam o ensino técnico; veja áreas promissoras
Sem impacto do agro, atividade econômica de SC cai em maio, mostra o BC