Atento há anos com o desequilíbrio tributário enfrentado pelo varejo brasileiro frente a sites internacionais de vendas, o empresário Luciano Hang, fundador e presidente da rede Havan, participou nesta terça-feira (02) da 1ª reunião da Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ao lado de outras lideranças empresariais, ouviu abordagens técnicas e políticas e também se manifestou.

Continua depois da publicidade

Fazenda de SC foca em tecnologias para tributar sites de vendas do exterior

– Queremos isonomia. Queremos que todo mundo pague o que os empresários brasileiros pagam ou que todo mundo seja livre para pagar como alguns não pagam – disse Hang para a coluna após a reunião.  

Ele alertou no evento que ao não tributar devidamente as vendas de estrangeiros, o Estado e e o país estão prejudicando não só o comércio, mas também a indústria. Chamou a atenção para esse problema ao deputado Antidio Lunelli (MDB), que estava na plateia e é fundador do Grupo Lunelli, que fornece confecções para a Havan.

Para Hang, Santa Catarina está dando um passo importante na busca dessa isonomia tributária. Assim, as empresas poderão contribuir com mais empregos na indústria, comércio e serviços. Destacou o trabalho do deputado Nilso Berlanda (PL), presidente da Frente Parlamentar do Varejo, ao promover o debate sobre esse tema.

Continua depois da publicidade

Entre as autoridades presentes na reunião estavam o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siwert, os presidentes da Federação do Comércio de SC, Helio Dagnoni, e da Federação das CDLs do Estado, Onildo Dalbosco e o diretor do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), André Pacheco, também Head of Tax (gestor de impostos) da rede Lojas Rennner.

A concorrência desleal de marketplaces do exterior é uma queixa apresentada por Luciano Hang há anos. Em 2022, cobrou solução diversas vezes ao então presidente Jair Bolsonaro.

Leia também

Fabricante de iates de SC adquire a italiana Sessa Marine e investirá até R$ 100 milhões

Empresas de SC informam que têm tecnologias para cidades seguras e inteligentes

Santa Catarina recebe mais turistas de alta renda e por transporte aéreo

Acatmar estuda uso de drones britânicos para limpar o mar em SC