Como forma de alertar sobre o peso da carga tributária na economia, as CDLs Jovens de boa parte do Brasil realizam nesta quinta-feira o Dia Livre de Impostos (DLI). Em Florianópolis, a CDL Jovem prevê um dos maiores movimentos com esse objetivo, com a participação de empresas de diversos setores.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Este é o 18º ano em que a campanha é realizada e a primeira após a aprovação da reforma tributária, que não visou reduzir a carga, apenas simplificar. Por isso, pelas projeções, o setor produtivo, em especial a indústria, terá redução de carga, enquanto outros setores podem ter alta.
Os tributos no Brasil somam cerca de 34% do PIB, uma das mais altas cargas do mundo, o que reduz a competitividade do país. Segundo estudos, o brasileiro trabalha cinco meses por ano – 153 dias – somente para pagar impostos.
O movimento acontece este ano em diversas cidades de SC. Em Florianópolis, um dos maiores grupos varejistas de SC, o Koerich, confirmou participação. O diretor comercial Eduardo Koerich antecipou que serão comercializados itens sem ICMS, IPI, PIS e Cofins nas 128 lojas do trupo. No caso de um refrigerador, 28% do preço é imposto.
Continua depois da publicidade
O empresário Lurran Nascimento de Souza, de Florianópolis, disse que vai participar do movimento com duas empresas. Começa o dia vendendo combustível sem tributo no Posto Camarão, na Costeira, e encerra com vendas sem tributos também na cervejaria Stannis, que acaba de inaugurar no Passeio Sapiens. Outras empresas como a Cia Sucos, Zelup Lavanderia e Óticas BBZ1 e BBZ 2 também aderiram ao movimento.
Em Chapecó, a CDL Jovem informa que 35 empresas retiraram impostos de preços de produtos para vendas nesta quinta-feira. Segundo a presidente da CDL Jovem local, Mara Nolasco, além de alertar sobre a alta carga tributária, a iniciativa também ajuda a aquecer vendas.
Leia também
Confederação sugere pacto pela liberdade econômica em todos os municípios
WEG entra no Top Five das empresas com maior valor de mercado da Bolsa
Associação Catarinense de Imprensa capta recursos para o Memorial da Comunicação
PL da reforma propõe imposto de herança sobre previdência privada aberta