Mais de 50 líderes empresariais do comércio catarinense participam, em Nova York, da Retail’s Big Show, a maior feira global de tecnologias ao varejo, organizada pela National Retail Federation. Eles integram duas missões nacionais, uma liderada pelo SPC Brasil e outra que tem à frente o Senac-SC, entidade da Fecomércio de Santa Catarina, que também aproveita para fazer um workshop durante o evento.

Continua depois da publicidade

O presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior, que é catarinense e tem acompanhado o evento nos últimos anos, afirma que o foco desta edição da NRF é mostrar como a tecnologia e os dados podem auxiliar na aproximação loja-consumidor.

– A utilização de tecnologias como inteligência artificial, CRM (gestão de relacionamento com o consumidor), redes sociais, o papel e confiabilidade dos influenciadores, tecnologias e canais que estão à disposição de grandes e de pequenos varejistas. O certo é que que nem se utiliza dos novos canais de relacionamento com seus clientes e consumidores estará fora do mercado em breve – explica Pellizzaro.

Na missão do SPC também participam representantes da Federação das CDLs de SC (FCDL), entre os quais o presidente Ivan Tauffer e diretores.

Fecomércio-SC e Senac

Continua depois da publicidade

Atenta à importância das tecnologias para o comércio e serviços, a Fecomércio-SC, por meio do Senac, tem organizado com antecedência a missão à Nova York. Desta vez, tem à frente o presidente da federação, Bruno Breithaupt, e o diretor regional do Senac, Rudney Raulino. O grupo chegou sexta-feira e tem agenda de trabalho até o próximo domingo.

Conforme Raulino, o evento agrega conhecimento, informações e novas experiências, o que proporciona um diferencial competitivo às empresas. Os empresários de SC têm uma ampla programação que inclui visitas técnicas guiadas para conhecer empresas que são referência nas respectivas áreas como Puma, Starbucks, Zebra Tecnologies, entre outras. O workshop internacional exclusivo da missão foi organizado pelo professor Dr. Marc Knoppe, da Universidade Ingolstadt, da Alemanha, e tem como tema central “Fatores de sucesso nos novos modelos de negócios do Varejo”.

A agenda dos catarinenses inclui também evento de negócios na Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos em Nova York. O objetivo é fortalecer relações.

– É fundamental entender como funciona o comércio nestes grandes mercados, estar por dentro das tendências e inovações que podem ser aplicadas na gestão e fortalecimento dos negócios no Brasil – afirma Raulino.

Continua depois da publicidade

Na “capital” do mundo

A Big Show, que acontece na cidade que é considerada a “capital” do mundo, oferece atrações dignas de Nova York. A mostra conta com 800 expositores de 99 países e mais de 400 palestras diferentes. Entre os nomes famosos que falarão ao público do evento estão Satya Nadella da Microsoft, Corie Barry da Best Bay, Kevin Johnson da Starbucks e até a atriz Gwyneth Paltrow, que fará palestra sobre a construção de uma marca lifestyle, contando o case da sua Goop.

O empresário Alberto Serrentino, da BRT Varese, que organiza missões à NRF e apoiou o SPC Brasil na missão deste ano, diz que o desafio do varejo,hoje, é o futuro das lojas. Ele organizou seminário no vento com palestras de duas marcas brasileiras, a Melissa, do grupo Grendene, do Rio Grande do Sul, e a Farm, do Grupo Soma, do Rio de Janeiro.