Marcas sintetizam o que uma empresa ou uma instituição representa para diversos públicos, em diversos mercados. Atento a isso, o Instituto Amanhã lançou o livro Santa Catarina Grandes Marcas – Volume II – A história e os valores das marcas consagradas como ícones da identidade e da cultura empresarial catarinense.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O presidente do Instituto Amanhã, Jorge Polydoro, destaca que o livro é um projeto de valor compartilhado. O volume I foi lançado há oito anos. Cada uma das marcas tem sua trajetória destacada na publicação, com imagem e texto que mostra como começou, evoluiu e os impactos que gera atualmente onde atua.
Conforme Jorge Polydoro, a obra mostra que Santa Catarina é uma “terra de muitos reinos” porque cada região tem um cluster e cada cluster tem a sua cultura. A interação disso gera consistência e força para a economia.
O evento de lançamento, na tarde desta quinta-feira, na Federação das Indústrias de SC (Fiesc), em Florianópolis, contou com uma dinâmica troca de autógrafos entre líderes empresariais, nas respectivas páginas de cada marca.
Continua depois da publicidade
A publicação segue ordem alfabética e as marcas que integram o livro são: AGPR5, AltoQi, ArcelorMittal, Ascensus, Atrio Hotéis, Aurora Coop, Benner, Cisa Brasile, Condor, C-Pack, Dígitro, Elastri, Engie, FG Empreendimentos, Fiesc, Fundação Certi, Grupo Orbenk, Hospital Dona Helena, Imbralit, Intelbras, Ipel, Latícinios Tirol, Latina Têxtil, Liderança e Lunelli.
Também integram o livro a Martinelli Advogados, Multilog, Multiplike, Netzsc, Nippur Investimentos, NSC, Ocesc, Orsegups, Pamplona Alimentos, Porto Itapoá, Portonave, Rôgga, Safegold, Selbetti, Sicoob, Steelmast, Teltec, Tigre, Tombini, Transjoi, Tuper, Unesc, Unisociesc, Unisul e Univille.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, afirma que Santa Catarina tem a sua economia composta principalmente por empresas familiares fundadas no Estado, muitas das quais criaram marcas fortes no Brasil e no mundo. Entre as marcas globais nascidas em SC estão Sadia, Perdigão, WEG, Seara e Tupy. Esta segunda edição do livro traz a marca Fiesc.
– Marca agrega valor ao produto. O fortalecimento de marca é uma diretriz importante para as empresas. Esse livro destacando marcas mais conhecidas é fundamental e incentiva outras empresas a olharem com mais detalhe para isso – enfatiza Mario Cezar de Aguiar.
Continua depois da publicidade
A NSC, marca de mídia formada pelas iniciais da frase “Nossa Santa Catarina”, com atuação no Estado há 45 anos, é uma das que integram a publicação. A empresa atua através da TV, do rádio, dos jornais on-line e impressos para informar mais de 7 milhões de catarinenses e pessoas de fora do Estado interessadas em notícias de SC.
– Nós entendemos a comunicação como uma forma de engajar, construir e ampliar o relacionamento com as pessoas. Por meio de conteúdo de qualidade e credibilidade em diversas plataformas, reforçamos o compromisso de ajudar a desenvolver o estado – afirma Mário Neves, presidente da NSC.
Entre as universidades com marcas no livro está a Unesc, Universidade do Extremo Sul Catarinense, sediada em Criciúma. A marca da instituição se projeta pelo impacto no desenvolvimento econômico e social que gera na região e além dela, também no Brasil e exterior, como ressalta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
– A Unesc contribui com o desenvolvimento do Estado de Santa Catarina há 56 anos. Tem um diferencial muito significativo na formação de excelência, mas também por meio da contribuição pela inovação e extensão das práticas que realiza na prestação de serviços. A região sul de Santa Catarina, sem a Unesc, com certeza, não seria a mesma. Logo, ela é uma marca muito bem-posicionada no Estado de SC, que tem um reconhecimento nacional e internacional na ciência e na pesquisa – afirma Luciane Ceretta.
Continua depois da publicidade
Outra instituição de ensino superior com marca destacada na publicação é a Univille, Universidade da Região de Joinville. Ela se destaca pela educação, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo.
– Desde 1965, quando foi fundada, a Univille tem compromisso com o desenvolvimento da região por meio da educação. Essa história se faz em parceria com o poder público, a iniciativa privada, as organizações sociais. Essa característica comunitária nos faz uma marca importante para a região em que atuamos – afirma o reitor da Univille, Alexandre Cidral.

A Certi, fundação que presta serviços de pesquisa e inovação para grandes companhias, é uma marca diferenciada de SC no livro. A diversificação de serviços de ponta da Certi é reconhecida pelo mercado.
– Nós atuamos numa gama muito ampla de tecnologias. Juntando essas tecnologias, a gente consegue atender melhor às necessidades dos clientes em termos de projeto. Isso porque é muito difícil, hoje, ter um projeto tecnológico focado em uma tecnologia só. Trabalhamos com energia, engenharia mecânica, eletrônica, software e processos industriais. Eu acho que esse é o nosso grande diferencial – explica o presidente da Fundação Certi, Erich Muschellack.
Continua depois da publicidade
Construtora de alguns dos arranha-céus mais altos do Brasil, a FG Empreendimentos, de Balneário Camboriú, tem uma marca cada vez mais forte. Fundada pelos empresários Francisco e Jean Graiola, ela vem ganhando cada vez mais projeção nacional e internacional. Segundo a gerente de Marketing da empresa, Patrícia Fernandes, um dos diferenciais é a governança.
– O que destaca a FG é o propósito claro, um trabalho de time muito bem montado. Na FG não existe uma estrela. Existe um time de estrelas e tudo é planejado em conjunto, escutando as pessoas que foram incluídas para fazer parte desse time e buscar soluções em conjunto – diz a gerente de marketing, Patrícia Fernandes.
Outra grande marca catarinense do setor da construção civil é a Rôgga, de Joinville, que faz edifícios em diversas cidades do Estado. Também oferece opções de imóveis residenciais para diversas faixas de renda familiar.
– Nós estamos conseguindo acertar muito bem o tipo de imóvel que o público quer e pode comprar. Nós atuamos em com cinco faixas de produtos, desde o popular, o médio, médio alto e alto padrão. Nossos processos visam muito qualidade e tecnologia de construção. E fazemos questão de vender todos os imóveis logo – explica o acionista e conselheiro da Rôgga, Erich Muschellack.
Continua depois da publicidade
Uma das maiores marcas de segurança privada, a catarinense Osegups, fundada em Lages na década de 1970, se destaca pela qualidade dos serviços, observa Douglas Pinheiro, head de Operações do Alarme 365, um dos principais produtos da marca.
– O fato de a Orsegups completar 52 anos num setor onde a maioria das empresas atua até 10 anos mostra a robustez e o quanto essa marca é forte. Outro fator que a gente pode considerar é que aqui em Santa Catarina, onde a gente nasceu, em que pese na sua operação hoje ser nacional, nós detemos 80% do mercado de segurança residencial. De cada 10 casas com alarme, oito são nossas clientes – revela o head de Operações, Douglas Pinheiro.
Leia também
Empresa de TI de SC anuncia centro de inovação de R$ 100 milhões no Sapiens
Quem é a jovem empresária de SC aprovada para fazer MBA em duas famosas universidades dos EUA
FOTOS: BMW anuncia o X5 Híbrido Plug-in, novo carro de luxo que vai produzir em SC
Câmara aprova lei de games que incentiva o setor e prevê uso na educação
Aceleradora de startups de SC atuará em programa de apoio à inovação em três estados