Apesar do cenário econômico desafiador para 2022, os líderes empresariais precisam pensar grande, investir no Brasil e exterior e dar maior atenção à tendência ESG, de desenvolvimento social, preservação ambiental e governança. Essa é a essência da mensagem dos palestrantes do painel Lide Talks – Liderança para construção do futuro, Jaimes Almeida, fundador e CEO do Grupo Almeida Junior, e Carlos Sanchez, presidente do conselho de administração do Grupo NC. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, no Cinepolis do Continente Shopping, em São José, na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Jaimes Almeida afirmou que após as dificuldades iniciais da pandemia, quando a empresa, que tem mais de 2 mil lojas, ficou 33 dias com os shoppings fechados, foi possível retomar com crescimento acelerado. O terceiro trimestre deste ano foi o melhor da história do grupo informou.

Este ano, juntos, os seis shoppings da Almeida Junior vão faturar mais de R$ 2,6 bilhões e para 2022 estão previstos R$ 3 bilhões, 15% mais. O empresário também informou que a empresa iniciará no ano que vem a terceira expansão do Balneário Shopping, um investimento de R$ 140 milhões.

– De 2009 a 2019, num dos momentos mais complicados que o país teve de crescimento, PIB baixo, impeachment, problemas de corrupção, a empresa cresceu 9,1 vezes contra um crescimento de 2,2 vezes do PIB do Brasil – afirmou Jaimes Almeida para ilustrar a estratégia acertada de investimento acelerado ao longo da trajetória da empresa.

Continua depois da publicidade

O presidente do conselho do Grupo NC, Carlos Sanchez, lembrou que a companhia, que está em SC há cinco anos na área de comunicação, tem como lema “Investir para crescer e crescer para cuidar das pessoas”.

Dono da NSC Comunicação em SC, o grupo atua no setor farmacêutico com a EMS – empresa líder nacional de mercado – e também nos setores imobiliário e de energia. O empresário revelou que os conselhos que recebeu do pai foram decisivos para o desenvolvimento da empresa: “pensar simples, sonhar grande e agir”.

– Nós somos baseados em inovação. Somos a maior do Brasil e, há alguns anos, decidimos internacionalizar. Para ganhar o mundo, você tem que ter outras capacidades. Nós investimos em inovação incremental, inovação distintiva e inovação disruptiva – afirmou o empresário.

Segundo ele, como o Brasil é um país grande, muitos empresários pensam em avançar no mercado interno, mas além de ter esse mercado como base, não só grandes empresas, como também pequenas empresas, com boas ideias e bons produtos, devem buscar o mercado internacional.

Continua depois da publicidade

Sanchez também revelou que em função da tendência ESG, o Grupo NC está sendo motivado a expor mais investimentos que faz nas áreas social e ambiental. Um exemplo que ele citou foi projeto internacional que a companhia desenvolve em colaboração com a Organização Mundial de Saúde, de acabar com a doença infecciosa Bouba, que atingia 15 países do mundo. O projeto é de US$ 20 milhões em cinco anos e em dois países o mal já foi eliminado.

Os dois empresários enfatizaram também a necessidade de investir em tecnologias. Sanchez anunciou que o Grupo NC vai instalar um polo de desenvolvimento de tecnologias em Santa Catarina para as áreas que não são diretamente ligadas à saúde, para a qual já tem unidade em São Paulo. O objetivo é aproveitar o potencial do ecossistema de SC para desenvolver inovações para mídia, logística e outras.

Jaimes Almeida informou que o grupo segue investindo em tecnologia voltada ao varejo por meio da AJ Labs. Um dos objetivos é impulsionar o AJPlace, o marketplace da empresa que tem superado expectativas desde o lançamento, no ano passado. O empresário revelou que uma das razões da rapidez nas entregas de compras, em cerca de duas horas, é a integração das entregas das lojas com as do grupo. 

Na abertura do painel, o presidente o Lide SC, Delton Batista, anunciou o lançamento de nova campanha da entidade, Lide SC Ano 10: Liderança para a construção do futuro, que visa mostrar que os líderes empresariais, que investem, são os verdadeiros influenciadores da sociedade e do mercado.

Continua depois da publicidade