Entre os painéis paralelos do Empreende Brazil Conference 2023 realizado sábado (27) no Hard Rock Live, em São José, na Grande Florianópolis, teve debate sobre ESG – preservação ambiental, social e governança – promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide-SC). O presidente do Sicoob SC e RS, Rui Schneider da Silva, e o presidente do Hospital Care em Florianópolis, Sérgio Brincas, informaram que essas normas integram as duas organizações em tudo o que fazem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

O painel, mediado pelo presidente do Lide SC, Delton Batista, deixou claro também que a cada avanço dessas organizações, as demandas para essas normas são crescentes.

Segundo Rui Schneider, o sistema cooperativo brasileiro Sicoob tem 14 centrais no país e 7,1 milhões de associados em 2.234 municípios do país. Em SC e RS são mais de 1,3 milhão de associados e 640 pontos de atendimento.

– Compliance envolve toda essa estrutura corporativa e de governança. A ESG inclui também a parte social e ambiental. Nós temos que lembrar que tudo isso está na essência do cooperativismo. No Rio Grande do Sul, o cooperativismo de crédito começou em 1902 e em SC, em 1932. De lá para cá, as cooperativas vem se organizando cada vez mais para atendimento aos seus milhares de associados, seguindo todas essas normas – explicou Rui Schneider.

Continua depois da publicidade

Um exemplo que envolve ESG no setor, segundo ele, é a concessão de crédito para investimentos rurais somente com licenciamento ambiental concedido oficialmente.

Um hospital com uma floresta urbana

O grupo Hospital Care, de São Paulo, é dono do Hospital Baía Sul e da Clínica Imagem em Florianópolis. Além disso, assumiu a gestão do Hospital de Caridade e da Clínica Santa Helena, também do município. Para o presidente do grupo em SC, Sérgio Brincas, as normas ESG são necessárias e significam fazer o que é correto.

– A responsabilidade social vai além. Vai de você entender que não paramos mais em pé sozinhos se a sociedade não for sustentável. A gente não constrói mais negócios sozinhos. Se a minha vizinhança não for sustentável, meu negócio também vai ter problemas – afirmou Sérgio Brincas.  

Ele destaca que quando o Hospital Care assumiu em 2021 a gestão do Imperial Hospital de Caridade da capital, uma instituição com mais de 230 anos, passou a ter, também, uma nova responsabilidade ambiental. Isso porque a antiga instituição tem uma reserva florestal anexa, que tem como vizinhas também duas comunidades.

Continua depois da publicidade

Grandes organizações em SC, que causam impactos diferenciados no Estado, tanto o Sicoob quanto o Hospital Care já foram premiados pelo Lide-SC. Schneider recebeu o título de Empresário do Ano em 2022 e o Hospital Care foi premiado pela atuação em 2021, segundo ano da pandemia.

Leia também

Empreende Brazil incentivou colocar ideias em prática, diz organizador do evento

Juliette diz em SC que prioriza carreira de cantora e mostra verdade nas redes

Carlos Wizard ensina no Emprende Brazil como ser milionário

“Ser o líder da maior empresa de alimentos do mundo é um desafio”, diz Tomazoni, CEO da JBS

Florianópolis organiza 1º Encontro Brasileiro das Cidades Criativas Unesco da Gastronomia