O empresário Zefiro Giassi, 90 anos, que faleceu na madrugada desta sexta-feira (15) na sua residência, em Içara, deixa lições de trabalho, empreendedorismo e atendimento carinhoso a todos. Ele foi o fundador e líder do grupo supermercadista Giassi, que detém redes Giassi e Combo Atacadista.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Também presidiu a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), atuou em outras entidades e teve forte participação na vida comunitária e religiosa de Içara e região. Neste ano, foi homenageado como Personalidade de Vendas ADVB pela trajetória. O grupo que fundou há 63 anos é 27º maior do setor no Brasil (dados de 2022), com faturamento de R$ 3,3 bilhões.
Apaixonado pelo que fazia, seguiu colaborando para a empresa, mesmo em menor ritmo, até o fim da vida. Na entrevista que me concedeu em julho em função dessa premiação, Zefiro Giassi chamou a atenção por várias informações, uma delas foi de que dos seus 90 anos de vida, havia trabalhado 83 anos.
Descendente de imigrantes italianos, ele começou a trabalhar ainda criança, aos sete anos, ajudando os pais e irmãos na lavoura. Mais tarde, conseguiu estudar e ser professor aos 18 anos, atividade que realizou por nove anos, na qual também conheceu a esposa Ana Maria.
Continua depois da publicidade
Deixou o magistério porque viu oportunidades para empreender no comércio no seu município natal, Içara. Começou vendendo produtos diversos e, mais tarde, em 1970, optou pelo setor de supermercados.
Com gestão eficiente e um jeito próprio de liderar, a empresa cresceu em Santa Catarina. Atualmente, o grupo tem 22 supermercados no Estado. São 17 da rede Giassi e 5 da Combo Atacadista, que empregam diretamente mais de 7 mil pessoas.
Zefiro Giassi chamava a atenção pelo fato de ser um empresário simpático e acessível, tanto nas suas empresas, quanto à frente da Associação Catarinense de Supermercados. Questionei ele na entrevista sobre esse jeito de ser. Me disse que veio da experiência do magistério.
– Isso eu atribuo muito aos meus nove anos de magistério, ensinando as crianças e as crianças ensinando para a gente. Aquela sinceridade, aquela transparência das crianças nos ensina muito, com aquela vontade de crescer que se vê nos olhos de cada um. E depois, com na contribuição com os pais, aquela integração com as famílias, isso muito nos ajudou. E, certamente, o lado empresarial foi uma continuação desse tipo de trabalho que deu certo – afirmou o empresário.
Continua depois da publicidade
Sobre a empresa, ele disse que foram 63 anos de crescimento e a fase mais difícil foi a dos anos de 1980, quando teve hiperinflação e os preços mudavam praticamente todos os dias. Foi nessa fase também que o país teve diversos planos econômicos.
“Vivemos 63 anos de crescimento, sempre com os pés no chão”, diz Zefiro Giassi, Personalidade ADVB
Quanto à sucessão, o empresário disse que a empresa tem um conselho de administração no qual os cinco filhos participam. Admitiu que pelo fato de a empresa ter sido fundada por ele, por ser uma empresa familiar centrada no pai, talvez isso tenha atrapalhado um pouco a sucessão, mas mostrou confiança no futuro que será conduzido pelos familiares.
Perguntado sobre que conselhos daria hoje para quem está iniciando a vida como empreendedor, o empresário foi objetivo, mas deu uma série de dicas valiosas.
– Ele precisa entender que todo começo é difícil, e que jamais a pessoa deve se envolver e fazer alguma coisa que não goste. Porque todo o trabalho feito com amor e naquilo que se gosta tem sucesso garantido. Saber que nada vem por acaso, nada cai do céu, e que tudo exige tempo, esforço e muito envolvimento. Se fizer isso, com certeza ele terá sucesso, não importa qual é o segmento.
Continua depois da publicidade
Todos os segmentos são possíveis de se empreender, desde que bem cuidados, de não pensar em querer desfrutar dos benefícios antes de conquistá-los. Primeiro tem que conquistar e depois saber como usar. Tudo tem o seu tempo, depende da determinação de cada um – afirmou.
Zefiro Giassi foi um dos empreendedores visionários de Santa Catarina que começaram com pouco e chegaram longe. Foi assim que muitos fizeram da economia do Estado uma das melhores do país. O grupo que ele fundou foi um dos que mais colaboraram para que a região Sul de Santa Catarina e o próprio Estado se tornassem referência nacional do setor supermercadista.
Confira as fotos
Leia também
Badesc inicia empréstimos para empresas atingidas pelas enchentes
Derrubada de veto à desoneração da folha beneficia setores empregadores e prefeituras em SC
Empresa de SC lança marca para locação de veículos elétricos de carga
Vice-presidente da BYD anuncia seis lojas em SC e prevê produção no Brasil até 2025
Governo de SC convida montadora chinesa para investir no Estado
Altenburg reestrutura negócios para faturar R$ 1,2 bilhão, diz vice-presidente