Santa Catarina e especialmente Joinville se despediram neste sábado do empresário lojista Gonçalo Nascimento, 81 anos, que faleceu sexta-feira à noite. A trajetória e o legado dele expressam a importância do empreendedorismo catarinense e suas conexões familiares e associativas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Gonçalo Nascimento, que nasceu em Tijucas e mudou para Joinville para trabalhar nos anos de 1960, foi presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade em dois mandatos, de 1981 a 1982 e de 1988 a 1989, além de presidente do Sindicato das Empresas do Comércio do município por vários anos.
Mas foi como empreendedor, junto com a esposa Waldelourdes Brandão Nascimento, que ele deixou legado maior para a economia nacional. Fundou a rede de lojas de calçados Apolo, referência no varejo de calçados no Norte de SC, e influiu indiretamente na criação de um grupo nacional, o Calcenter, de Palhoça, dono da rede de lojas de calçados Studio Z, hoje em 16 estados.
Gonçalo e Waldelourdes eram professores e, para aumentar a renda da família, decidiram vender calçados fabricados em São João Batista, cidade vizinha da terra natal dele. O transporte era em um fusca da família. Como as vendas iniciais, informais, foram bem, ela deixou o magistério e abriu a primeira loja, com 36 metros quadrados, dia 19 de março de 1969, na Avenida Getúlio Vargas, uma das principais de Joinville.
Continua depois da publicidade
A marca Apolo foi uma homenagem à Apolo 11, nave espacial que estava preparada e levou o homem à lua meses depois, em julho 1969. A partir da primeira loja, o negócio prosperou. Anos depois foi aberta a primeira loja no centro da cidade e vieram outras. Gonçalo deixou o magistério para se dedicar à empresa em 1977. Quando a Apolo fez 50 anos, em março de 2019, eram nove lojas e mais de 90 colaboradores diretos.
No começo dos anos de 1970, a Apolo foi a semente para a criação do Grupo Calcenter. A irmã de Waldelourdes, a também professora Walma Brandão Zanatta, morava no Mato Grosso porque o marido Mario Zanatta, engenheiro da Sadia, foi transferido para liderar expansão do grupo de alimentos por lá.
Como fazia muito calor naquele estado, ela não conseguia dar aulas nas escolas sem ar condicionado. Então, conversando com a irmã de Joinville, decidiu começar a vender calçados também de modo informal. Usando uma Brasília amarela para transporte, ela iniciou o comércio na cidade de Várzea Grande.
As vendas deram certo. Em 1975 Walma Zanatta inaugurou a primeira loja Gabriela, depois vieram outras e em 1992, abriu a primeira loja Meio Preço, que mais tarde foi transformada na rede Studio Z, marca principal do grupo hoje, ao lado do cartão de crédito próprio Calcard e loja virtual.
Continua depois da publicidade
O Grupo Calcard transferiu a sede para Palhoça 2008 em função das facilidades logísticas e para os acionistas ficarem mais perto de familiares. A Studio Z tem mais de 100 lojas em 55 cidades de 16 estados e emprega mais de 2 mil pessoas com destaque para inclusão de mulheres, negros e estrangeiros.
Em 14 de janeiro de 2022, os acionistas das Lojas Apolo, que incluiu o casal e os filhos Alexandre e Andrea Brandão Nascimento decidiram vender a empresa de Joinville para grupo de investidores de São Paulo. Alexandre e Andrea seguiram na gestão.
Gonçalo Nascimento foi um líder de destaque no associativismo lojista. Levou para os relacionamentos empresariais a atenção e a simpatia do professor. A criação da rede Apolo e a influência na origem do grupo Calcenter mostram como a visão de negócios ajuda a multiplicar e fortalecer a economia do Estado e do país.
*Texto feito com informações históricas de matéria da jornalista Albertina Camilo, da CDL de Joinville.
Continua depois da publicidade
Leia também
Especialista em saneamento diz que é preciso buscar o melhor serviço pelo menor preço
Estado vai lançar plano de investimentos em rodovias, diz governador na Fiesc
Na entrega de medalhas, Fiesc valoriza a indústria e cobra gestão pública eficiente