Tradicional na realização de testes privados de identificação do novo coronavírus na Grande Florianópolis, o Laboratório Santa Luzia, que integra a rede de laboratórios da Dasa, realizou na tarde desta segunda-feira a coleta de 50 amostras para detecção do vírus no time do Avaí, em Florianópolis. O tipo de teste é o RT-PCR de amostras respiratórias, e sangue para análise sorológica por quimioluminescência.

Continua depois da publicidade

Uma equipe do laboratório foi até a Ressacada e fez a coleta no Departamento Médico do clube. O resultado sairá após 72 horas. A sugestão foi do médico do clube, Luiz Fernando Funchal.

O Santa Luzia tem uma unidade na Rua Lauro Linhares, número 993, bairro Trindade, voltada ao atendimento de pacientes suspeitos de Covd-19. Para ser atendido, o paciente precisa marcar horário com antecedência. É essa unidade também a que faz coleta domiciliar para teste de Covid-19.

Coleta na Ressacada

Para atender os atletas do Avaí, a equipe do Santa Luzia foi ao estádio com todos os equipamentos de proteção individual como touca, máscara N95, óculos, avental e luvas descartáveis.

Continua depois da publicidade

A coleta da amostra é feita com um cotonete grande (swab) no nariz e garganta, para obter material da nasofaringe e da orofaringe. Depois, tudo isso vai para o área técnica especializada da Dasa em São Paulo, onde é realizada a reação de PCR.

Os resultados são analisados e liberados por especialistas do laboratório. Todo resultado positivo é notificado e encaminhado ao médico solicitante e à Secretaria de Estado da Saúde.

Com relação à sorologia, ela visa detectar anticorpos IgM e IgG produzidos em resposta ao vírus. Esse exame é indicado para ser feito após o décimo dia de sintomas, e se, negativo, não significa necessariamente que a pessoa não tenha a doença nem tenha tido contato prévio com o vírus.

Fundado há 45 anos pelo médio João Nilson Zunino, um avaiano apaixonado pelo clube, o Laboratório Santa Luiza é referência em medicina diagnóstica e preventida. Oferece mais de 2 mil exames, 20 tipos de vacinas e conta com mais de 30 unidades de atendimento, inclusive muitas dentro dos hospitais, 24 horas por dia. No ano de 2017, a família Zunino buscou parceria com a Dasa, maior empresa do setor na América Latina. Apesar do novo sócio, a família Zunino segue à frente do Santa Luzia.

Continua depois da publicidade