Um dos principais bancos de investimentos do Brasil, o BRDE, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul realizou nesta quinta-feira a posse oficial de dois novos diretores. João Paulo Kleinübing assumiu a presidência e Mauro Mariani, a diretoria de Acompanhamento e Recuperação de Créditos. O evento teve à frente o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, que assinou a posse e solicitou apoio para investimentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

– Vim aqui dizer que acredito na capacidade de trabalho de vocês, Kleinübing em Mariani, para que nos ajudem para que a gente possa, em colaboração com as empresas, potencializar o Pronampe (em SC) que foi uma linha de crédito que eu tive o privilégio de fazer (para o Brasil) e que salvou mais de 10 milhões de empregos na pandemia – disse Jorginho Mello, ao destacar que o BRDE vai ajudar a ampliar crédito para o Pronampe de SC.

A solenidade reuniu lideranças de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, como o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, secretários de estado, políticos, prefeitos e empresários. De acordo com Kleinübing, os principais projetos do momento são a criação do fundo de aval solicitado pelo governo de SC para apoiar a implantação do Pronampe catarinense para liberação de R$ 100 milhões, inclusão do Mato Grosso do Sul como sócio do banco e foco nos investimentos sustentáveis.

– Com apoio do governo do Estado, vamos oferecer para o micro e pequeno empreendedor de Santa Catarina um crédito diferenciado para que ele possa continuar acreditando no Estado – disse Kleinübing sobre a futura linha de aval.

Continua depois da publicidade

Ao assumir a diretoria de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Mariani disse que vai estar mais próximo dos empresários para atender suas demandas. Ele citou exemplo de um investimento feito anos atrás em Itaiópolis com recursos do BRDE, que ele acompanhou. Hoje, essa empresa emprega mais de mil pessoas diretamente no município.

O BRDE, que acaba de completar 62 anos, fomenta investimentos nos três estados do Sul e incluirá o MS. No primeiro semestre deste ano, fechou com a realização de R$ 2,1 bilhões em operações de crédito. Essa cifra é 34,5% maior da registrada no mesmo período do ano anterior.

Um dos temas abordados no evento por Mariani é a possibilidade de o BRDE emprestar mais para projetos de prefituras. Na opinião do prefeito de Florianópolis, Topazio Neto, esses projetos podem ser mais na área de sustentabilidade.

Leia também

Governador fala de ajustes no primeiro semestre e prevê contas equilibradas no ano

Jorginho solicita ao embaixador do Japão a retomada das importações de frango