O governador Jorginho Mello embarca na noite deste domingo para Santiago, capital do Chile, onde participa do evento econômico SC Day, para apresentar o potencial da economia de Santa Catarina, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). Jorginho fará a abertura do evento junto com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, na manhã de terça-feira, mas também terá uma agenda própria, com visita ao parlamento chileno e reuniões empresariais a partir da manhã de segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O governo do estado é parceiro da Fiesc na promoção da indústria catarinense visando ampliar as exportações nesta que é a primeira grande iniciativa da entidade com esse objetivo de apresentar a economia de SC em outros países, visando maior intercambio de exportações e importações. Com economia forte, o Chile é o quinto maior parceiro comercial do estado.

A programação terá evento conjunto com entidades empresariais do Chile, participação de líderes de 25 empresas de SC, e depois rodada de negócios com dezenas de reuniões agendadas com antecedência pela federação até o dia 20.  

Acompanham o governador nessa missão o secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos, Paulo Bornhausen; o diretor presidente da SCPAR Invest SC, Renato Lacerda; o secretário de estado da Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, e o senador Beto Martins, que representará no evento o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. O parlamento de SC será representado pelo deputado estadual Mário Motta.

Continua depois da publicidade

– Está será uma viagem muito importante para as relações econômicas, empresariais e do turismo entre Santa Catarina e o Chile, até porque temos índices de comércio alto e temos uma ligação de voos diretos entre Santiago e Florianópolis, o que é muito importante. Vamos lá para sermos protagonistas, ao lado da Fiesc, e para trazer mais oportunidades e atrair negócios para o nosso estado – destacou Jorginho Mello.

O secretário Paulo Bornhausen considera esta uma excelente oportunidade para apresentar os pontos fortes de Santa Catarina ao setor empresarial chileno. Também é oportunidade para ouvir empresários e conhecer in loco oportunidades e desafios do mercado do país andino.

– O SC Day será um dia dedicado a fazermos uma grande troca de informações. Haverá empresas catarinenses importantes, que já têm presença no mercado chileno, para que possamos propor um incremento dos negócios. Temos também a agenda institucional, com o governador Jorginho Mello na função de chefe de Estado. A somatória dessas ações representa a diretriz da Secretaria de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos determinada pelo governador, que é de nós estarmos ao lado dos grandes parceiros de Santa Catarina, como é a Federação das Indústrias de Santa Catarina – avalia o secretário Paulo Bornhausen.  

Veja a agenda de Jorginho Mello no Chile:

18 de novembro

9h – Visita ao Senado da República do Chile

12h – Almoço com representantes da LATAM Airlines

15h – Reunião sobre mobilidade urbana com players da indústria no Chile

17h30 – Reunião da delegação catarinense com Embaixador Paulo Roberto Soares

19 de novembro

9h às 12h – SC Day, Santiago

-Abertura com o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar
-Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares
-Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello
-Representantes da SOFOFA (Sociedade de Fomento Fabril, a CNI chilena) e do Conselho Empresarial Brasil-Chile 
-Representantes das empresas Duas Rodas, WEG e Whirlpool.

Continua depois da publicidade

12h30 às 14h30 – Almoço de negócios com palestra do economista Marcos Troyjo

15h00-16h00 – Reunião com o CEO da Sky Airline

Leia também

SC Day da Fiesc no Chile terá participações de Jorginho Mello e embaixador do Brasil

Exportações de SC crescem 23% em outubro, mas seguem menores que em 2023