Com o propósito de fortalecer as relações internacionais de Santa Catarina com o exterior, em especial na área econômica, o governador Jorginho Mello lançou na manhã desta segunda-feira (16) o programa de embaixadores honorários do Estado. O primeiro nomeado é o professor Josep Miquel Piqué Huerta, que vai representar SC na região autônoma da Catalunha, na Espanha, que tem Barcelona como cidade âncora. Piqué é referência internacional em ecossistemas de inovação e já colaborou com SC na criação da rede de centros de inovação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A nomeação do engenheiro e pesquisador Piqué foi na Casa D’Agronômica, com a participação dos secretários de Estado de Articulação Internacional e Projetos Especiais, Paulo Bornhausen, e do Turismo, Evandro Neiva e outras autoridades. Ele recebeu o título de Representante Honorário de Santa Catarina para a comunidade autônoma da Catalunha.

Para o governo de SC, essa representação visa fortalecer as relações comerciais, atração de investimentos, parcerias e cooperações nas áreas de tecnologia, inovação, economia do conhecimento, turismo e economia do mar. O governo explica que a função não é remunerada, mas é um serviço público considerado relevante, próprio das autoridades diplomáticas.

Segundo o secretário Paulo Bornhausen, a nomeação de Josep Piqué foi a primeira a ser concretizada porque Santa Catarina tem um acordo com a Catalunha vigente desde 2012. A próxima será do Representante Honorário de Santa Catarina para Portugal, que também um líder importante naquele país, o ex-ministro e deputado Miguel Relvas.  

Continua depois da publicidade

– Lançamos oficialmente o programa de embaixadores honorários de Santa Catarina. Ele foi idealizado para poder organizar e expandir os contatos bilaterais do Estado com países, regiões, estados e cidades, dependendo dos interesses de Santa Catarina. O governador Jorginho Mello lançou hoje já fazendo a nomeação oficial do nosso embaixador honorário da Catalunha, Josep Piqué, conhecido dos catarinenses, um dos idealizadores do Programa Catarinense de Inovação – destacou Paulo Bornhausen.

Conforme o secretário, o plano de trabalho com a participação de Josep Piqué inclui principalmente as áreas de tecnologia e turismo. O modelo turístico de Barcelona será uma referência para futuros programas em SC, que já estão sendo alinhados pelo secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva.

Na avaliação de Paulo Bornhausen, Santa Catarina vive um bom momento da sua economia e pode fazer conexões próprias no exterior para avançar mais em diversas áreas.

Primeiro embaixador honorário de SC, Josep Piqué é engenheiro de Telecomunicações formado pela La Salle e Universidade Politécnica da Catalunha e tem doutorado em Ecossistemas de Inovação pela Universidade Ramon Llull.

Continua depois da publicidade

Atualmente, é o presidente executivo do parque de inovação La Salle Technova Barcelona. Entre os cargos que já ocupou estão o de presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação (IASP), vice-presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha (APTE) e presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha (XPCAT).

Leia também

ApexBrasil e Sebrae realizam eventos na Fiesc para ampliar comércio exterior

Empresária de SC lança livro sobre trajetória em cosméticos naturais no evento SouBio

Fiesc abre porta para cooperação com Harvard e faz imersão no MIT

Queimadas pressionam a inflação e podem afetar o crescimento do país