Depois de ser implantada em Florianópolis em 22 de agosto deste ano, a tecnologia 5G, de internet rápida, vai chegar para Joinville e região no começo de 2023. Em meados do ano, deverá ser a vez de Blumenau, Chapecó e Criciúma. O dia exato é definido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as operadoras de celular iniciam o novo serviço na mesma data.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Para debater a implantação no Norte do Estado, lideranças de prefeituras e operadoras participam do evento Imersão 5G nesta quinta-feira, a partir das 13h30min, no Ágora Tech Park, em Joinville.

Pela nova decisão da Anatel, além de Joinville serão contemplados também os municípios de Jaraguá do Sul, Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Guaramirim, São Francisco do Sul e Schroder. Essa decisão foi baseada em aspectos técnicos, de liberação regional de redes, o que se chama “limpeza de faixa”.

A mudança regional contempla também municípios da região de Florianópolis, já que a capital tem a tecnologia. Então, o 5G pode chegar agora também para Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara, Tijucas.

Continua depois da publicidade

Atualmente, todas as capitais já contam com tecnologia 5G. O próximo passo, a partir do mês que vem, é a implantação para cidades com mais de 500 mil habitantes e suas regiões. Em SC, apenas Joinville tem essa população.

Além disso, a Anatel prevê antecipar para julho a adoção da tecnologia para cidades com mais de 200 mil habitantes, o que no Estado inclui Blumenau, Chapecó e Criciúma.

O evento Imersão 5G – Transformando cidades e indústrias em ambientes inteligentes, em Joinville, é uma promoção do Perini City Lab, laboratório de cidades inteligentes, com apoio do Ágora Tech Park e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc). As inscrições devem ser feitas no https://bit.ly/imersao-5g.

Leia também

Quem é o nome forte da economia na gestão de Jorginho Mello

Novo governo de SC vai avaliar mudança no orçamento estadual de 2023