Maior cidade catarinense e um dos maiores polos industriais do Brasil, Joinville entra numa nova fase no setor de tecnologia com o Ágora Tech Park, centro de inovação inaugurado na noite desta quinta-feira, integrado ao Perini Business Park, que reúne 160 empresas do Brasil e exterior. O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável do município, Danilo Conti, afirma que o Ágora é o marco físico de um ecossistema que está amadurecendo de forma exponencial. De 2015 para 2018 o número de startups por ano cresceu seis vezes na cidade e hoje está em 135. A Conta Azul, uma das âncoras do Ágora, cotada para ser unicórnio, atende pequenas empresas e cresce 100% ao ano.
Continua depois da publicidade
Catalisador
O empresário José Rizzo Hahn, presidente da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), entidade que mudou a sede para o Ágora Tech Park, avalia que o empreendimento será um catalisador das transformações que vão reposicionar a cidade e o Estado para ter sucesso nessa fase de transformação tecnológica. Rizzo, que também é CEO da Pollux, empresa de automação que vai integrar o Ágora, diz que o centro será ponto de encontro de investidores, pesquisadores e estudantes ligados ao setor de tecnologia.
Internacional
A agenda do prefeito de Joinville, Udo Döhler, foi intensa nesta quinta-feira em função da inauguração do Ágora Tech Park. Ele recebeu o presidente da Motorola do Brasil, Elton Borgonovo, e o especialista em centros de inovação de Barcelona, Josep Piqué. Borgonovo informou que a Motorola quer expandir investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil. Com Piqué, Döhler falou sobre a revitalização da cidade com tecnologia e cultura.