O empresário Antonio Ferreira Souza, de Pernambuco, sócio controlador da CAB Motors, produtora do jipe 4×4 Stark, participou de reunião com o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, e outras autoridades do governo nesta terça-feira (28/09). Na pauta, projeto de investimento de R$ 100 milhões para instalar na futura Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Imbituba, Sul do Estado, montadora para o jipe. Se avançar, será a volta da produção em SC do veículo que começou a ser projetado dentro da Federação das Indústrias (Fiesc) em 2004 para que o Estado tivesse a sua montadora.

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Na época, o projeto da então empresa TAC Motors evoluiu a partir da participação de um grupo de investidores privados e o governo de SC. A apresentação do protótipo foi em 2006, a montagem começou por volta de 2009 com fábrica no Perini Business Park, em Joinville, onde foram feitas cerca de 400 unidades. Como a produção inicial era feita déficit financeiro, parte do grupo achou melhor mudar o projeto para no Nordeste em 2011 porque é uma região com mais incentivos fiscais.

Teve outros donos e hoje está com a montadora CAB, do empresário Antonio Souza, um apaixonado por veículos 4×4. A produção segue em Sobral, no Ceará, mas ele fez projeto para transferir a montadora para Brasília antes da pandemia. Agora, busca oportunidade na ZPE em SC, também de olho em exportações.

Governador Carlos Moisés e secretários em reunião com sócio da CAB Motors
Governador Moisés, secretário e executivos em reunião com sócio da CAB (Foto: Peterson Paul, Secom)

Um dos idealizadores do Stark, o engenheiro mecânico e empresário Fábio Waltrick, que ainda integra o grupo de dezenas de acionistas minoritários que fundaram a montadora, segue confiante de que o modelo do jipe é único no Brasil e o mais eficiente para o foco a que se propõe: andar fora do asfalto e em trilhas.

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– É um veículo que venceu todos os desafios a que foi testado até agora – diz ele, proprietário de um Stark.

Fábio Waltrick observa que as mudanças recentes no mercado automotivo abriram novas oportunidades ao jipe. Isso porque a Ford deixou de montar carros no Brasil e também vai deixar de fazer o Troller, principal concorrente do Stark. Além disso, há um interesse das forças armadas brasileiras em comprar veículo nacional fora de estrada para renovar frotas. Olhando para a nova tendência, ele diz que o veículo também pode ser fabricado com motor elétrico.

A possibilidade de vinda de mais uma montadora ao Estado interessou o governo de SC. Além de Moisés, também participaram da reunião o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon e executivos. Foi criado um grupo para tentar atender os pleitos da empresa e viabilizar a vinda da CAB Motors para SC. O plano para a unidade prevê a criação de até 300 empregos diretos. 

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