O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), criado para incentivar boas práticas de administração pública, traz o município de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, como o primeiro do ranking em gestão pública e desenvolvimento social do país, entre os que têm mais de 100 mil habitantes. O ranking resulta de 41 indicadores.

Continua depois da publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo WhatsApp

São considerados dados sobre eficiência fiscal, transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura, mobilidade urbana, ordem pública e desenvolvimento econômico.

Jaraguá obteve nota total de 73.34. As maiores pontuações foram em desenvolvimento social e organização pública com 81.76 e na questão fiscal, com 80.43. Em segundo lugar ficou o município de Toledo, no Paraná, com 73.18, seguido por Apucarana, também no Paraná, com 71.39 e Indaiatuba, SP, com 71.39. De SC, também tiveram boas notas Chapecó (69.16), Criciúma (67.09), Joinville (66.77), Florianópolis (65.75) e Blumenau (64.66).

O prefeito de Jaraguá, Antidio Lunelli, afirma que esse resultado é reflexo da busca constante por eficiência e valorização do recurso público.

Continua depois da publicidade

– É preciso mudar a crença que existe no Brasil de que o que é público pode custar o dobro do que é privado – destaca Lunelli.