A Irani Papel e Embalagem, empresa do Grupo Habitasul que nasceu em Vargem Bonita, Oeste de Santa Catarina, e hoje é uma das líderes do setor no país, acaba de abrir inscrições para a 2ª edição do Irani Labs. O programa de inovação aberta tem como objetivo selecionar até cinco startups que tenham soluções para fortalecer o modelo de negócio da companhia, com foco em quatro áreas prioritárias: indústria 4.0, novos materiais e barreiras, design de embalagem e customer experience.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Pela segunda vez, o programa será desenvolvido em parceria com a Grow+, aceleradora de startups e gestora de investimentos. As escolhidas poderão testar suas soluções em unidades da empresa, se tornarem parceiras, fazer contrato simplificado (Fast Track) e também poderão receber investimentos por meio do Corporate Venture Capital (CVC) da Irani. No primeiro programa, foram selecionadas três startups.

O presidente da companhia, Sérgio Ribas, afirma que a cultura e o relacionamento com o ecossistema de tecnologia e inovação estão no DNA e também na estratégia de negócios da Irani.

– Buscamos fortalecer a nossa conexão com startups que, assim como nós, desafiam-se diariamente para inovar e desenvolver soluções, produtos e serviços sustentáveis e que dialoguem com as necessidades atuais da sociedade e do meio ambiente – afirma Ribas.

Continua depois da publicidade

A empresa busca identificar startups que já estejam com soluções em desenvolvimento. A intenção é incorporar inovações em inteligência artificial, RFID, IoT, machine learning e Blockchain. Startups interessadas em participar já podem fazer inscrições, que seguem abertas até o dia 22 de agosto no

A Irani, que aderiu em 2020 ao Novo Mercado da B3, conta com cinco unidades fabris no Brasil. Duas estão em Vargem Bonita (SC), uma em Santa Luzia (MG), outra em Indaiatuba (SP) e mais uma em Balneário Pinhal (RS). Conta com reservas florestais em SC e RS. Fechou 2020 com receita líquida de vendas de R$ 1,029 bilhão, 14,6% superior a do ano anterior. O lucro líquido alcançou R$ 92,76 milhões no período.

Empresa do Grupo Habitasul, também empreendedor de Jurerê Internacional, em Florianópolis, a Irani tem produção verticalizada, com uso de matérias-primas próprias. É uma das líderes do segmento de embalagens de papelão ondulado no país com participação também em embalagens rígidas e flexíveis.