A Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) lotou a maior sala de cinema do Shopping Villa Romana na manhã de quinta-feira (30) para o evento NRF Connect: tendências além do varejo. O objetivo foi apresentar novidades mostradas na NRF, maior evento do setor no mundo, que acaba de ser realizado em Nova York, Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O presidente da Acif, Célio Bernardi, afirmou que foi uma oportunidade para os empresários olharem dentro dos seus negócios e tentarem antecipar algumas tendências. Quem detalhou as novidades foi o diretor de Assuntos Internacionais da Acif, Thiago Reitz. O evento teve também palestra do ex-CEO da Alpargatas (dona da Havaianas), Roberto Funari.
Conforme Thiago Reitz, líderes de grandes empresas globais destacaram na NRF que a inteligência artificial veio para colaborar com o setor. Outro ponto, segundo ele, é que o cliente deve continuar no centro da estratégia de cada empresa. Também foi destacado que o cliente deve continuar no centro da estratégia das empresas e que as novas gerações estão decidindo muito mais o consumo com base nas redes sociais.
– Foi destacado na NRF que as novas gerações Z e Alpha, os consumidores do futuro, são muito influenciados por redes sociais, principalmente o TikTok, que é um entretenimento, mas que também permite fazer vendas. Então, a gente vai ter um fato importante no Brasil este ano, que é a vinda do TikTok Shop. Isso vai mudar o jeito de fazer muitas vendas – destacou Thiago Reitz.
Continua depois da publicidade
O conselheiro e palestrante Roberto Funari, executivo de multinacional que trabalhou em seis países e depois foi CEO da Alpargatas, enfatizou em palestra aos empresários de Florianópolis que as empresas devem ter centralidade no cliente.
– Centralidade no cliente é quando você desenha o seu negócio para atender as necessidades, expectativas e preferências dos clientes. Quando você desenha isso, você tem metodologias que pode adotar sempre começando do cliente e trabalhando para chegar no produto ou serviço que quer oferecer – destacou Roberto Funari.
Na avaliação dele, o padrão de consumo de hoje é muito diferente de décadas atrás. Atualmente, as pessoas têm múltiplas escolhas e acessos para marcas e serviços. Para ele, a Amazon é um exemplo de empresa que sempre colocou o cliente em primeiro lugar.
Leia também
Santa Catarina encerra 2024 com 106,4 mil novos empregos, 71% mais que no ano anterior
Grupo faz investimento bilionário em imóveis de luxo em Florianópolis
Startup de SC estreia como parceira do programa InovAtiva Brasil
Empresa de SC apresenta provador virtual em feira de moda na Colômbia
Multinacional é única empresa de SC entre as 100 líderes globais em sustentabilidade