A catarinense Intelbras, de São José, indústria com trajetória de 44 anos que atua com equipamentos de telefonia, vigilância eletrônica, sistemas de geração solar e outros, é uma das empresas que decidiram não demitir durante a pandemia. A empresa realiza uma série de ações de proteção aos trabalhadores e às comunidades.

Continua depois da publicidade

– O lema da Intelbras é sempre próxima, portanto, nossa principal preocupação no momento são os nossos colaboradores e a suas famílias. Entendemos que, em primeiro lugar, nosso compromisso para combater a pandemia é na manutenção dos empregos. Estamos totalmente comprometidos com o nosso efetivo de trabalho, tanto na matriz, quanto nas filiais São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG) e Manaus (AM) – afirma Altair Silvestri, CEO da Intelbras.

Segundo ele, a maioria dos trabalhadores das áreas administrativas estão atuando no esquema home office e as fábricas trabalham com 50% do efetivo, atendendo decretos governamentais para a indústria.

A empresa informa que áreas de suporte ao cliente, atendimento ao consumidor e pré-vendas seguem com atividades normais. Isto porque soluções de conexão, segurança eletrônica e sistemas de comunicação são vitais para o monitoramento e funcionamento de hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e outros setores considerados essenciais nesse período de pandemia. A Intelbras fornece também equipamentos de infraestrutura para viabilizar as atividades em home office e outros serviços fundamentais para toda a sociedade brasileira, informa Silvestri. Ele observa que sem esse trabalho, atividades básicas de inúmeras empresas e instituições do Brasil que são atendidas pela Intelbras teriam seus trabalhos severamente comprometidos.

Entre as medidas adotadas para proteção da saúde dos trabalhadores nas fábricas estão campanha interna para informar sintomas e prevenção do Covid-19, medição diária da temperatura de todos os colaboradores quando entram na empresa e recebem um kit de máscaras, maior oferta de álcool gel nos ambientes, ambulatório médico para atendimento na empresa.

Continua depois da publicidade

A Intelbras também cancelou todas as reuniões e viagens corporativas, desligou os aparelhos de ar-condicionado na empresa e optou por ventilação pelas janelas, faz higienização constante dos pontos de contato como corrimões, maçanetas, teclados, mauses e outros itens e, também criou um atendimento gratuito via 0800 a colaboradores e familiares para orientação psicológica, financeira, jurídica, nutricional e para atividade física.

Entre as ações da empresa para a comunidade, a Intelbras colabora com as prefeituras de São José e Florianópolis, em Santa Catarina, no atendimento de suporte 24×7 de unidades de saúde dos municípios. A companhia também usou a sua experiência de negócios com a China e estrutura comercial para apoiar a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação Catarinense de Medicina (ACM) na aquisição de respiradores da China para hospitais públicos do Estado. Esse sistema também foi adotado na compra de máscaras, testes da Covid-19 e manequins para treinamentos de intubação que já estão sendo usados para treinar equipes médicas.

Para apoiar parceiros, uma das iniciativas da Intelbras foi a oferta gratuita de mais de 150 treinamentos online (EAD). A empresa também mantém todo o atendimento online e suporte comercial a parceiros. Auxilia, com seus produtos e soluções instituições públicas hospitalares e governos e está colaborando na busca de linhas de crédito para colaborar com parceiros que estão com dificuldades para manter contas em dia.

– Nos orgulhamos de ser uma empresa catarinense e de tecnologia, e que nesses mais de 44 anos de história, sempre atuamos de forma transparente com nossos colaboradores, parceiros, clientes e a sociedade. O momento pede colaboração, prevenção e união, para transformar essa fase em aprendizados e seguirmos sempre próximos, pois juntos nos tornamos ainda mais fortes – afirma Silvestri.

Continua depois da publicidade