Uma das organizações catarinenses que realizam intenso trabalho social, o Instituto Vilson Groh (IVG), de Florianópolis, decidiu reconhecer parceiros que abraçam a mesma causa. Na tarde de quinta-feira (08), o IVG realizou a primeira edição da Homenagem José Macedo de Responsabilidade Social, que leva o nome do primeiro empresário a realizar uma doação de recursos ao IVG. Uma homenagem in memoriam que contou com a participação de sua esposa Ester Macedo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

– Tenha dentro do seu coração pureza e verdade. O que você transmitir, volta com intensidade! – disse o padre Vilson Groh na abertura do evento.

Fundador e presidente do instituto, o padre Vilson homenageou, nesta primeira edição, empresas que acreditam na missão da instituição. Cada uma recebeu troféu com a honraria José Macedo de Responsabilidade Social.

Ao falar no evento, a empresária Ester Macedo contou, emocionada, a trajetória do marido, o percurso, superações e a consolidação da agroindústria Macedo no mercado. Segundo ela, José Macedo começou sua vida muito cedo, perdeu a mãe quando tinha 18 anos e teve que lutar para ser alguém na vida, mas nunca desistiu.

Continua depois da publicidade

– Eu tive muito orgulho de participar dessa história. Construímos juntos uma bela família. Acreditar nas pontes e em todo o trabalho desenvolvido pelo padre Vilson e em todos os seus projetos é uma missão de vida. Tenho certeza de que, de onde Macedo estiver nos olhando, estará muito feliz com a personificação deste prêmio. É uma honra ajudar a escrever essa história e também poder contribuir para o futuro de milhares de crianças e jovens. Como diz o padre Vilson, a sociedade não precisa de esmola, precisa de oportunidades – disse Ester Macedo.

De acordo com o padre Vilson, o que move a instituição é transformar vidas. E o combustível para isso é nunca parar de sonhar. Ele falou também sobre a importância das relações, das parcerias e das pessoas que acreditam que sonhos não cabem em gaveta.

– A vida foi sempre uma entrega. E esta entrega te dá uma paz interior, que não é a paz dos cemitérios. É a paz da luta. Olhar a cidade como um grande jardim e conectá-la com o direito de sonhar. Para quem está longe dessa possibilidade é a razão pela qual todo o nosso trabalho tem sido construído, na perspectiva de esperançar esse sonho.

Segundo o padre Vilson, o trabalho desenvolvido pelo instituto visa criar condições de oportunidades para crianças e jovens que necessitam de apoio para ter um futuro melhor.

Continua depois da publicidade

– São crianças e jovens cheios de potenciais extremamente belos, como uma flor, que floresce em uma fenda, às vezes num espaço onde não teria possibilidade alguma de florescer. Mas ao ser regada com ternura, cuidado e afeto, germina de forma bela e exala seu perfume em seu território, como um ícone de referência. Assim é a vida de nossas crianças e jovens que povoam o nosso jardim – comparou o fundador do IVG.

O IVG apresentou também seus números dos últimos 12 anos de um trabalho articulado e incansável de edificação de pontes:

Nos últimos 12 anos, o trabalho do IVG impactou anualmente mais de seis mil pessoas também atendeu mais de três mil famílias por ano. Os investimentos no período somaram R$ 165,5 milhões em projetos em rede.

O IVG incluiu 2.435 jovens no mercado de trabalho, 543 na universidade e ofereceu 239 bolsas de estudos e auxílio permanência a estudantes. Contou com 340 colaboradores, 220 voluntários, ofereceu 7,3 milhões de refeições e atendeu 10.142 famílias com moeda social e cestas básicas.

Continua depois da publicidade

Ao falar em nome dos homenageados, o empresário Waltinho Koerich, vice-presidente do IGV, afirmou que as “pontes” construídas pela instituição liderada pelo padre Vilson transforma realidades.

– Lembro do primeiro dia que me aproximei mais do padre Vilson, mais jovem. Junto com  meu pai, percorremos todas as comunidades onde o nosso querido padre Vilson desenvolvia projetos. O impacto foi transformador. Ali, eu vi materializar um proverbio criado por meu avô, Eugênio Raulino Koerich: ninguém nasce grande e ninguém cresce sozinho. E eu ainda completo: junto somos mais fortes e vamos mais longe – disse Waltinho Koerich.

O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, representou os prefeitos dos municípios da Grande Florianópolis. Ele também falou sobre a importância das oportunidades.

– Eu também comecei cedo, lutei para a transformação, por um futuro melhor e por acreditar que era possível. Tive nas empresas da família Koerich minha grande escola e sou grato até hoje. Estar aqui neste evento, podendo ver a materialização de toda a filosofia que move o IVG é transformador. Ter em nossa cidade polos de projetos do Instituto Vilson Groh é um orgulho e poder contribuir, com parcerias público-privadas nos faz acreditar que conseguimos criar pontes sólidas – disse. Ávila.

Continua depois da publicidade

Homenagem José Macedo de Responsabilidade Social:

Empresa                            Executivo que recebeu a distinção

Apoio Comunicação      Adriana Laffin

Beiramar Shopping       Carlos Pamplona

COC Floripa                   Adriano Oesterreich

D/Araújo                         Daniel Araújo

Duatto Contabilidade     Ewerson Wiethorn

KDS Engenharia             Waltinho Koerich

Lojas Koerich                 Sérgio Koerich

Neoway                          Rafael Lessa

Continua depois da publicidade

Residencial Junkes       Vilson Junkes

RG Contadores             Simone Buss

WKoerich                      Waltinho Koerich

WOA                             Orlando Koerich

Zita                               Mauricio Koerich