Movimento internacional que motiva empresas a serem mais humanizadas com seus públicos, o “Capitalismo consciente” terá evento em Florianópolis, dia 27 deste mês para debater desigualdade salarial. A iniciativa é do Instituto Capitalismo Consciente no Brasil, que está realizando em todo o país o III Fórum Brasileiro do Capitalismo Consciente.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Segundo a CEO do Instituto, Daniela Garcia, este ano, o tema do fórum é a Redução de Desigualdades, que é o décimo dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. No Estado, o evento será no auditório do Square SC, em Florianópolis.

Em outros estados, a instituição vai debater outros temas voltados aos ODS. A atenção à desigualdade salarial é um tema relevante no Brasil, onde o problema ocorre com mais intensidade frente a países desenvolvidos. A desigualdade salarial resulta principalmente da discriminação em função de gênero, raça e orientação sexual.

– A gente sabe que hoje, no Brasil, a diferença salarial entre homens e mulheres é de 22%, segundo o IBGE. É uma diferença que pode ser cuidada e olhada com muita atenção pela inciativa privada sempre, para que se possa construir políticas salariais cada vez mais precisas, mais orientadas para essa diminuição de gap (diferença) – destaca a CEO.

Continua depois da publicidade

Antes de entrar no debate do tema em si, o evento contará com uma apresentação do movimento Capitalismo Consciente. O objetivo é esclarecer os propósitos desse movimento, que nasceu nos Estados Unidos em 2010, e visa o bem-estar de todos os públicos que envolvem uma empresa. Pesquisas mostraram que essa estratégia garante resultados financeiros e sociais superiores do que os de empresas que só visam o lucro.

O tema específico da desigualdade salarial será tratado por lideranças do movimento no Estado, que tem à frente em Santa Catarina Alex Marson, CEO do grupo multinacional de autopeças Christal (antes Rudoph Usinados), de Timbó. Outras empresas de SC que participam desse movimento são a Irani, Viacred, Rumo Certo, C-Pack e Elos Previdência Complementar.

O evento, das 9h às 18h, será voltado a empresários e empreendedores de Santa Catarina, que trabalham com foco em ESG (meio ambiente, sustentabilidade social e governança), profissionais de Recursos Humanos, estudantes universitários e outros interessados. Inscrições no site do fórum.

Leia também

Empreende Brazil Conference vai lançar o Método 360º e jornada a participantes

Seara inicia produção de empanados em fábrica de R$ 1 bilhão no Paraná

Fórum vai debater na Alesc políticas públicas para micro e pequena empresa

Ex-secretário diz que receita segue alta e SC poderá investir R$ 5 bilhões por ano