Nesta quinta-feira, o IBGE fez em Florianópolis divulgação nacional de mais uma etapa do Censo Demográfico 2022: Agregados por Setores Preliminares – População e Domicílios e Malha de Setores Censitários Preliminares. Um fato novo em relação ao censo de 2010 é que, com o uso da tecnologia, será possível fazer apuração precisa sobre onde está a densidade populacional por residência, isto é, onde estão as residências e quantas pessoas moram nelas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Foi possível incluir esse novo serviço com o uso de georreferenciamento com GPS, destaca o superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes.

– Se eu pegar um GPS eu tenho uma coordenada, um número de latitude e longitude que vai dizer exatamente onde eu estou. Eu posso mostrar para qualquer sistema no mundo que ele vai saber onde estou. Isso é especialmente importante quando a gente tem grandes tragédias, como a de Mariana, quando veio um mar de lama que acabou com um bairro inteiro. Aí você tinha 10 metros de lama e não sabia se naquele ponto tinha um domicílio.

A partir deste ano, a gente vai conseguir. Se houver algo dessa natureza, os bombeiros vão chegar lá e vão saber, com o GPS, que debaixo de 10 metros de lama tinha um domicílio onde moravam seis pessoas – explica Roberto Gomes, citando esse exemplo.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, esse georreferenciamento também pode ser usado para definir investimentos do setor público e privado. Isso porque ele informa, considerando regiões, onde está a maior densidade populacional por domicílio.

O evento de lançamento dessa etapa do Censo em Florianópolis, realizado na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Grandfpolis), contou com as participações da diretora de Pesquisas do IBGE, Elizabeth Hypólito;, da diretora de Geociências, Ivone Lopes Batista; e do diretor de Tecnologia da Informação, Marcos Mazoni, além da equipe de Santa Catarina.

Leia também

Jorginho assina incentivos para 40 projetos que somam quase R$ 1 bilhão em investimentos

Tirolez investe R$ 150 milhões em pequena cidade de SC para ampliar venda de queijos

Presidente da CNI cobra do Banco Central corte maior da taxa Selic

Crescimento de importações da China preocupa setores empresariais de Santa Catarina

Florianópolis sedia Feira do Intercâmbio com oportunidades para 13 países

Sul de SC vai ganhar novo hospital para atendimento público e privad