Entre os setores que acreditam que os mercados e as oportunidades serão diferentes após a pandemia do coronavírus está a indústria. Os novos caminhos ao setor indicam mais exportações e maior produção nacional. Essas foram conclusões em evento virtual organizado pela Fiesc e a CNI no dia 28. Os impactos negativos à economia caso o Brasil saia do Mercosul também foram destaque.
Continua depois da publicidade
Um dos painelistas, o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, recomendou buscar o comércio exterior porque o mercado nacional seguirá fragilizado pela crise na saúde. Para ele, o modelo atual de cadeia produtiva, em que componentes são produzidos na China em função do preço não terá continuidade. A pandemia mostrou que a produção terá que ser mais local.
A visão do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, é semelhante. Ele disse que a internacionalização dos negócios é fundamental para o Estado e as empresas precisam se adaptar rápido às novas necessidades. Uma das prioridades do trabalho dele à frente da Fiesc é ampliar exportações, inserindo pequenos negócios no mercado global.
Um tema que recebeu análise especial foi o Mercosul. O governo federal sinaliza interesse de tirar o Brasil do bloco e firmar acordo com os EUA. Mas a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, alerta que o Mercosul é um parceiro comercial relevante para SC: em 2019, foi o quarto principal parceiro comercial do Estado.
Para a retomada
Líderes industriais do Estado falarão em seminário virtual dia 8 de maio, organizado pela Fiesc, sobre oportunidades de negócios após a pandemia. Hoje as crises são profundas, mas é preciso planejar o futuro, entende a federação. Como o Estado conta com empresários que são grandes estratégicos à frente dos negócios, o objetivo e compartilhar conhecimento para ajudar outros na tomada de decisões.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus
Movimento #NossaSC
Nesta fase difícil de isolamento social, a NSC conta com o Movimento Nossa Santa Catarina (#NossaSC), que unifica ações da empresa e convida as pessoas a seguirem unidas nestes tempos difíceis.
Além da campanha que valoriza “Nossa gente”, “Nossa força” e “Nossa casa”, estão iniciativas como o NSC Serviços, em que os comunicadores informam sobre a pandemia, e o site Juntos por SC, no portal NSC Total, que reúne iniciativas inspiradoras ao mercado catarinense.