Com o objetivo de dobrar a capacidade de produção, aprimorar a logística e chegar a faturamento de R$ 1 bilhão, a Tintas Farben, do Sul de Santa Catarina, vai fazer o maior investimento da sua história. Serão R$ 120 milhões nos próximos três anos para instalar uma nova fábrica junto ao parque fabril da matriz, na cidade de Içara, e também para adquirir equipamentos visando ampliar a capacidade produtiva no mesmo complexo empresarial.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O plano foi anunciado por conselheiros e pela diretoria para o time interno da empresa na convenção nacional de vendas. O conselheiro Edson Cichella representou o presidente do conselho de administração e fundador da Farben, Jayme Antônio Zanatta. Também participaram os conselheiros Edilson Zanatta, Jayme Zanatta Filho, Elton Zanatta e Carlos Amodeo, além de integrantes da diretoria executiva, entre os quais o CEO, Edmilson Zanatta.

A nova fábrica será para produzir thinner e catalisadores e o projeto começa este ano. Atualmente, a companhia oferece 550 empregos diretos e essa expansão vai permitir a criação de mais 300 novas vagas entre diretas e indiretas.

Além do parque fabril da matriz, a Farben tem unidades produtivas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e em Arapongas, no Paraná, além de unidades comerciais em outras cidades brasileiras, na Argentina e Colômbia. A companhia produz tintas para os setores moveleiro, automotivo, industrial metal-mecânico e para repintura.

Continua depois da publicidade

– A empresa vem registrando índices de crescimento acima da média de mercado, tem o reconhecimento dos clientes pela excelência nos produtos e agora vamos dar esse respaldo à nossa equipe, com foco em segurança, qualidade e produtividade – disse Cichella, em nome do fundador.

De acordo com o presidente do Conselho de Acionistas da Farben, Elton Zanatta, esse novo momento corrobora o legado do fundador Jayme Zanatta, para quem a grande parte dos resultados da empresa tem que ser reinvestida na própria operação da empresa. O argumento é que não existe aplicação mais rentável do que a própria empresa.   

– Temos o propósito de elevar o patamar da nossa empresa, torná-la uma companhia de classe mundial, com o objetivo, dentro do nosso plano diretor, de preparar a Farben para ter um crescimento sustentável até 2045 – revelou o CEO Edmilson Zanatta.

A decisão de acelerar o crescimento está em sintonia com o desempenho econômico da Farben. Segundo o gerente financeiro, Cleber Viana, a empresa está no seu melhor momento de estrutura econômico-financeira e o cronograma de investimentos está sendo aprovado sem comprometer o endividamento líquido, que está em 50% do Ebtida anual.

Continua depois da publicidade

O atual parque fabril terá um acréscimo de mais de 10 mil metros quadrados. Com os investimentos previstos, a capacidade produtiva será duplicada com novos equipamentos, novo layout e ampliação de todo o processo produtivo.

O gerente comercial, Ilmar Broch, avalia que essa expansão da produção permitirá avançar no mercado interno e também nas exportações.

– Vamos ampliar o portfólio de produtos, oferecendo soluções inovadoras ao mercado, bem como, garantir a excelência no atendimento aos nossos clientes – disse Borch.

Leia também

Primeira fragata fabricada em SC tem data para ser lançada ao mar

Pacote de SC ao setor leiteiro inclui corte de incentivo à importação e empréstimo sem juros

Serviço gratuito tira dúvidas sobre Imposto de Renda na Grande Florianópolis

Conheça as empresas vencedoras do Prêmio Aemflo de Inovação 2024

Empreende Brazil traz palestrantes top como Gabriela Prioli e Pablo Marçal