A Irani, que atua há mais de 80 anos na produção de papéis e embalagens em Vargem Bonita, Oeste de Santa Catarina, desenvolve programa de educação ambiental junto a comunidades do entorno, com participação de escolas desde 2008. Esse trabalho envolve unidades da empresa também do Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em 2023, o programa impactou 3,3 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Neste ano de 2024, mais de 230 estudantes de SC e MG participaram da formação conduzida pela Gestão de Sustentabilidade, Qualidade e Meio Ambiente e pela unidade florestal da empresa. As crianças aprenderam sobre gerenciamento de resíduos sólidos, coleta seletiva e reciclagem. Também aprenderam fazer artesanato usando materiais reciclados.
Nos municípios de Irani e Joaçaba, estudantes do terceiro ano do ensino fundamental receberam a cartilha ambiental da empresa. Ela explica como é a produção da empresa e mostra como preservar o meio ambiente. Informa que a produção de papel é feita com pinus de 15 anos e que a empresa também reutiliza papel de reciclagem de lixo dos centros urbanos.
Uma explicação importante para os dias atuais também é sobre riscos de incêndios florestais e como evitá-los. As aulas não se limitam a locais fechados. A programação em SC inclui passeio na Trilha Ecológica dos Xaxins, que integra a Reserva Estadual do Patrimônio Natural Professora Yara C. Nicoletti, em Campina da Alegria.
Continua depois da publicidade
– Esse projeto é muito importante para as escolas e comunidades do entorno das unidades da Irani, pois além de ser uma oportunidade para mostramos a conexão com a natureza, da matéria-prima ao produto final de uma indústria de produtos 100% recicláveis e processados a partir de recursos naturais renováveis, ainda conseguimos trazer questões de educação e conscientização ambiental. Estamos focados em gerar impactos positivos ao meio ambiente e às comunidades do entorno – explica o diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da empresa, Fabiano Oliveira.
Escolas de SC que participam do programa e muncípios em que estão sediadas:
– EMEB Angelo Anzolin – Vargem Bonita
– EEB Galeazzo Paganelli – Campina da Alegria
– EMEB Augustinho Marcon – Catanduvas
– EMEB Professor Vitoldo Alexandre Czech – Catanduvas
– EMEB Alfredo Gomes – Catanduvas
– EEB Isabel Da Silva Telles – Irani
– EMEB Valdecir Angelo Zampieri – Irani
– EMEB Sebastião Rodrigues Souza – Irani
– EEB Dom Vital – Ponte Serrada
– Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves – Ponte Serrada
– EMEI Três Pinheiros – Água Doce