Ao apresentar balanço sobre o desempenho do setor industrial catarinense em 2024 e perspectivas para 2025 nesta terça-feira, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, destacou que a produção industrial do estado cresceu 6,8% de janeiro a setembro, acima da média brasileira que ficou em 3,4% no período. Segundo ele, o grande desafio do momento e a falta de trabalhadores qualificados e o crescente custo dos salários no estado.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
– Em pesquisa sobre os principais desafios da indústria brasileira feita junto a empresas catarinenses (pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI), 37,2% responderam que é a falta ou o alto custo do trabalhador – destacou Mario Cezar de Aguiar.
De acordo com o presidente da Fiesc, a indústria, além de ser grande geradora de empregos em Santa Catarina, também impulsiona a criação de vagas nos demais setores econômicos do Estado.
De janeiro a outubro deste ano, segundo o Caged, do Ministério do Trabalho, SC criou 59,5 mil novas vagas na indústria, incluindo a construção civil. Foi o quarto maior saldo do país embora o estado tenha o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Os setores com maior saldo foram a construção civil (13,7 mil), têxtil, confecções e calçados (9,3 mil), alimentos e bebidas (5,9 mil), químico e plástico (5,1 mil).
Continua depois da publicidade
Mario Cezar de Aguiar destacou que a indústria vem fazendo campanha para atrair mais trabalhadores. Informa que as condições de trabalho nas empresas do setor melhorou muito e que é possível fazer carreira nas empresas, chegando até a presidência.
O industrial também manifestou preocupação com a alta dos juros e do dólar. Mas disse que isso é consequência da política fiscal do governo federal, que não permite taxas menores.
Leia também
Tecnologia inovadora para tratar suor excessivo chega a Santa Catarina
Empreendimento bilionário de luxo no litoral de SC terá um Hotel Emiliano
Carne de búfalo começa a ser vendida com identificação e será tema de festa em SC
“A gente quer reunir o Brasil em Florianópolis”, diz presidente sobre os 110 anos da Acif