O Impact Hub Floripa, que integra rede internacional de empreendedorismo, conquistou o prêmio Community Hero por ser a maior unidade do Impact Hub no mundo. A cofundadora da organização em Florianópolis, Gabriela Werner, que também preside o Impact Hub Brasil, afirmou que esse reconhecimento é um orgulho porque a comunidade está presente em 50 países, em mais de 100 cidades, entre as quais algumas gigantes como Nova York e São Paulo. No ano passado, a unidade Floripa recebeu o mesmo prêmio porque era a que mais crescia.
Continua depois da publicidade
Fecam cria colegiado de secretários de desenvolvimento de prefeituras
O Imapct Hub atua no apoio a comunidades empreendedoras, oferecendo escritório compartilhado, eventos, consultoria e apoio por meio de programas de aceleração de startups e outras empresas.
– Um dos cases que é destaque deste ano é a Salto Aceleradora de Microempreendedores Individuais (MEIs). É um programa criado em 2017 e que acelerou este ano de 2020. Mais de 1.500 microempreendedores individuais em 102 cidades catarinenses foram acelerados, o que acabou sendo uma contribuição importante neste ano, em que as pessoas estão tendo que se reinventar – afirma Gabriela Werner.
Segundo ela, o trabalho ajudou MEIs de diversos setores. Além de tecnologia, participaram empresas de beleza, alimentação e construção, entre outras. . No programa, foi adaptada metodologia de aceleração de startups para microempresas de diversos setores.
Continua depois da publicidade
No ano que vem, o principal desafio de Gabriela Werner e equipe será liderar o programa InovAtiva Brasil, do Ministério da Economia, que pretende acelerar a formação de 500 empreendedores brasileiros em diversas especialidades, com ênfase em startups para o desenvolvimento social e ambiental. Impact Hub Brasil e Impact Hub Floripa, que farão o trabalho, contarão com apoio da Fundação Certi e da Associação Brasileira de Startups (Abestartups).
O Impact Hub Floripa tem três unidades. Duas em Florianópolis, na Acate Primavera e na Rua Bocaiúva, e outra na Cidade Pedra Branca, em Palhoça. Conta com mais de 700 participantes e ganhou novas adesões com o trabalho estadual que vem desenvolvendo on-line na pandemia.