O apagão no site e app das Americanas, com vendas por e-commerce suspensas há três dias, não afetou todos os negócios da empresa. As aquisições recentes, com operações virtuais independentes, seguem ativas. É o caso do Grupo Uni.co, controlador das marcas Imaginarium, Puket, Casa MinD, Love Brands e Guten, que tem centro de distribuição e sede financeira em Biguaçu, Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Essas marcas seguem com vendas on-line e a assessoria do Grupo Uni.co confirmou nesta terça-feira que esses serviços não sofreram interrupção. É no CD catarinense que são estocados os produtos dessas marcas para enviar a todas as lojas do Brasil e também para clientes que compram por site, informou para o Diário Catarinense e portal NSC Total o CEO do Grupo Uni.co, Wellington Santos, em entrevista concedida em novembro do ano passado, quando ele falou dos planos para as marcas em SC em 2022, que estão sendo divulgados nesta matéria.
Segundo o executivo, além do CD central, a empresa tem uma unidade em São Paulo para melhor atender a região que é a maior consumidora do país. O CD de Biguaçu conta com 150 colaboradores e, nos períodos de maior demanda, como na Black Friday e Natal, tem um acréscimo de vagas. No final do ano passado, por exemplo, foram contratados 69 trabalhadores temporários. As entregas no Brasil estão mais rápidas nas vendas on-line, com prazo de até um dia, porque 40% são feitas por lojas locais e regionais das marcas que também se tornaram hubs de entrega, explica o executivo.
Novas franquias no Estado
Com presença em Santa Catarina também com as lojas Imaginarium e Pucket e na compra de confecções feitas em fábricas locais, o Grupo Uni.co gera forte impacto na atividade econômica do Estado. Conforme o CEO, o plano é crescer no varejo com a abertura de 10 novas franquias em SC este ano, o que vai necessitar de investimentos superiores a R$ 2 milhões e serão gerados 50 novos empregos diretos.
Continua depois da publicidade
– Nossa missão é desenvolver a nova vertical de negócios de marcas e franquias. A gente tem o desafio de crescer as marcas atuais. Hoje, temos mais 400 lojas no Brasil e o plano é chegar a 750 em cinco anos – informa o CEO do Grupo Uni.co.
Além do avanço com as marcas Imaginarium, Puket, Casa MinD, Love Brands e Guten, o grupo está pesquisando e negociando aquisições no mercado, em especial de redes de franquias.
De acordo com a gerente de expansão do Grupo Uni.co, Liliana Martins, atualmente, a Imaginarium tem 204 lojas no Brasil, das quais 10 são em Santa Catarina. O plano para este ano em SC são 10 novas lojas entre as marcas Imaginarium e Puket, em shoppings e/ou unidades de rua.
A propósito, a marca Imaginarium foi fundada na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, com foco no fun design, do qual virou líder nacional. A Puket também passou por controle em SC. Pertenceu ao Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul, a partir de 2013. Em 2016, ambas foram adquiridas pelo Grupo Uni.co.
Continua depois da publicidade