A Unidade Vega, da ArcelorMittal, em São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, conquistou a licença ambiental de operação (LAO) para a expansão bilionária, que vai acrescentar crescimento de 37,5% à produção física. A concessão da licença foi divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto do Meio Ambiente de Estado (IMA-SC).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A multinacional concluiu investimento de US$ 350 milhões, o equivalente a R$ 1,72 bilhão em terceira linha de galvanização e recozimento contínuo na unidade. Segundo a empresa, essa nova linha adota tecnologia de última geração, que atua em sistema combiline, isto é, a possibilidade de mudar a produção de acordo com a necessidade do mercado.

Com essa licença, a empresa pode iniciar a produção nessa nova linha imediatamente. Mas isso será no ano de 2024 e a data ainda não está definida. Vai depender da demanda porque o mercado mundial do aço está com excesso de oferta e preços baixos.

De acordo com o diretor da ArcelorMittal em SC, Sandro Sambaqui, essa expansão, iniciada em 2021, vai elevar a produção física de 1,6 milhão para 2,2 milhões de toneladas de aço por ano. Isso significa acréscimo de 37,5%.

Continua depois da publicidade

– O licenciamento comprova, além do cumprimento das licenças anteriores, o compromisso da ArcelorMittal em adotar medidas de controle ambiental e conservação do meio ambiente, atendendo a todas as condicionantes determinadas para esta operação e com manutenção dos recursos necessários à sustentabilidade do negócio e do ecossistema da nossa região – destaca Sandro Sambaqui.

A nova linha também vai produzir nas Américas com a tecnologia de aço Magnelis®️, uma patente da multinacional indiana. A Unidade Vega atua há 20 anos. Foi construída pelo grupo francês Arcelor, que depois foi fundido com a indiana Mittal.

Leia também

Indústria de Santa Catarina vê com cautela o cenário econômico para 2024

Reforma tributária traz modernidade e vai ajudar a economia crescer

BRDE inicia operações pelo Pronampe Emergencial SC

Badesc inicia empréstimos para empresas atingidas pelas enchentes

Fepese apresenta ao Sebrae Nacional projeto do Summit Cidades 2024