O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) inaugurou na tarde desta terça-feira uma usina solar instalada em coberturas de prédios do campus Florianópolis, no continente, com capacidade instalada de 370 quilowatt pico (kWp). A energia gerada permitirá reduzir em 80% o valor da conta de luz da instituição. A usina é composta por mais de mil placas solares e recebeu investimento de R$ 1,3 milhão.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A placa de inauguração foi descerrada pelo professor do IFSC, Rubipiara Fernandes, responsável técnico pelas usinas da instituição, a diretora do Campus Continente Jane Parisenti, o reitor do IFSC Maurício Gariba Junior e o assessor especial do Nucelo Estruturante da Política de Inovação SETEC-MEC Marco Juliatto. O evento aconteceu dentro da programação do 4º Mobisul, Congresso Internacional de Mobilidade, que acontece até esta quinta-feira na instituição, em Coqueiros.

O IFSC tem três usinas solares em Florianópolis (Coqueiros, Mauro Ramos e Reitoria), mais uma em Jaraguá do Sul e outra em Criciúma. O professor Marco Juliatto destacou o fato de o IFSC ter formação verticalizada na área de energia que compreende cursos técnicos (integrado e subsequente), graduação em Tecnologia em Sistema de Energia, Engenharia Elétrica e mestrado profissional em Sistemas de Energia.
Leia também
Continua depois da publicidade
“Grande desafio das cidades inteligentes é a inclusão social”, diz especialista espanhol
Procuradoria de SC pede prorrogação de decisão liminar sobre o preço do gás natural até dezembro