Com o lema “Existe fome na Grande Floripa”, o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Icom) lançou nesta segunda-feira campanha com o objetivo de arrecadar doações visando, principalmente, a distribuição de alimentos. Levantamento feito em março pelo Icom apurou que mais de 90% das iniciativas da sociedade civil organizada da região, apoiadas pela instituição, estão com recursos insuficientes para atender as demandas de alimentos e outros apoios.
Continua depois da publicidade
O instituto trabalha com 40 iniciativas que atendem 3.800 famílias na região. Além disso, fornece bolsa pelo Banco Comunitário Icom para 600 famílias fazerem compras no comércio de suas comunidades. As mensalidades se tornam moedas sociais nesse projeto.
Segundo o levantamento feito pelo Icom, as doações em 2021 estão sendo insuficientes para manter as entidades e atender, de forma satisfatória, os programas. Ao mesmo tempo, a instituição tem recebido um crescente aumento de pedidos por cestas básicas, o que força escolher quem vai comer ou não. As entidades informam que a situação econômica das famílias está pior do que em 2020.
A gerente-executiva do Icom, Mariane Maier Nunes, alerta que a pesquisa mostrou uma realidade preocupante e importante. Segundo ela, os dados indicam que é preciso agir imediatamente em rede para mudar essa realidade. Uma das causas desse problema social maior é o desemprego, que cresceu na pandemia.
As pessoas ou empresas podem fazer doações por meio do PIX icomfloripa@icomfloripa.org.br para colaborar com as mais de 40 iniciativas que ajudam as 3.800 famílias. E para apoiar nas doações do Banco Comunitário Icom para as famílias que compram nas suas comunidades, basta mandar pix para 48 998120010.
Continua depois da publicidade