O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia um teste nacional para o censo de 2022, com pesquisa em um município de cada Estado. Em Santa Catarina foi escolhido Tigrinhos, no Oeste, que tem apenas 1.606 habitantes, segundo a estimativa do próprio instituto. O lançamento será com entrevista coletiva às 8h30min, depois uma solenidade com autoridades e, na sequência, os recenseadores iniciarão o trabalho.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Além do chefe do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, participarão da solenidade a vice-governadora Daniela Reinehr e o prefeito de Tigrinhos, Derli Antonio de Oliveira.
O IBGE está fazendo esse teste amplo em diferentes locais do país – em bairros, cidades, distritos e municípios – para experimentar o novo modelo de trabalho, que inclui entrevistas pessoais, online ou por telefone. Os recenseadores que visitarão as residências cumprirão os protocolos de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara e face shield (proteção facial transparente).
O censo, que deveria ter sido feito em 2020, terá dois anos de atraso em função da pandemia. Sem um levantamento recente da população, fica difícil acertar as políticas públicas. As estimativas para as vacinas contra a Covid-19 foram realizadas com base no censo de 2010.
Continua depois da publicidade
Leia também
SC arrecada R$ 3,24 bilhões em outubro, com crescimento real de 5,2%
Meta de redução metano é oportunidade para SC, diz pesquisador da Embrapa