A Unimed Grande Florianópolis assinou nesta quarta-feira (28) termo de cooperação com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, de São Paulo, para que ela colabore na gestão do hospital da cooperativa sediado em São José. Este é o primeiro contrato da organização de saúde paulista com um hospital de Unimeds no Brasil e foi assinado em função das boas práticas nas áreas de saúde, governança e tecnologia da instituição de SC.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Conforme a Unimed, o Einstein também vai apoiar na gestão da carteira de operadora por meio do cuidado integrado. Esse serviço é focado na atenção primária e eficiência no uso de recursos, com ênfase na medicina preventiva. Nas próximas semanas, a Unimed vai informar com mais detalhes sobre como será essa mudança.
O modelo de gestão do Hospital Albert Einstein é um dos mais reconhecidos porque se mantém no ranking dos melhores do mundo. No último The World’s Best Hospitals, feito pela revista dos EUA Newsweek, o Einstein ficou em 28º lugar no mundo e em primeiro lugar na América Latina.
– Nosso objetivo é melhorar os serviços de saúde, elevando a qualidade para se tornar um dos melhores hospitais do país, e o Einstein vem para atingirmos esse objetivo – afirmou o presidente da Unimed Grande Florianópolis, o médico Jalmir Rogério Aust.
Continua depois da publicidade
O presidente do Einstein, Sidney Klajner, destaca que essa decisão está em linha com o compromisso da instituição de buscar excelência na assistência à saúde. Também o compromisso é levar de forma ampla esses conhecimentos para a sociedade.
O Hospital Unimed Grande Florianópolis foi fundado em 2014. Conta, atualmente, com serviços completos de alta complexidade. Tem na sua estrutura seis salas cirúrgicas, uma hemodinâmica e 108 leitos para internações.
Em atividade desde 1955, o Einstein é uma sociedade sem fins lucrativos que conta com 59 unidades entre hospitais e ambulatórios no país. Também realiza ensino e pesquisa e se destaca em projetos para desenvolver melhor o SUS.
Setor busca modelos reconhecidos de gestão
Esse movimento da Unimed Grande Florianópolis de buscar a colaboração do Einstein para gestão não surpreende. Isso porque, nos últimos anos, instituições hospitalares de saúde privada da região têm se assocaido a empresas de fora, maiores com sistemas reconhecidos de gestão para serem mais eficientes.
Continua depois da publicidade
O Hospital Baía Sul, da capital, foi adquirido pelo grupo paulista Hospital Care, que segue um modelo de administração hospitalar dos EUA. Essa empresa também assumiu a gestão do Hospital de Caridade de Florianópolis, da Clínica e Maternidade Dona Helena e adquiriu a Clínica Imagem.
O Hospital SOS Cárdio, também da Capital, é privado e tem sócio da Suíça, que atua no setor de saúde naquele país.
E um novo hospital que está quase concluído, em Florianópolis, o Becare, investimento do grupo Bewiki, contratou o Einstein para prestar consultoria no planejamento construtivo.
Leia também
Com parceria de Guga Kuerten, Genial Investimentos abre escritório em Florianópolis
Lucro da Engie Brasil Energia cresce 24% e chega a R$ 3,42 bilhões
Decisão da China de suspender taxas à carne de frango do Brasil favorece exportações de SC
Prévia do PIB de SC mostra crescimento de 2,6% em 2023 impulsionado pelos serviços
Gigante catarinense de proteína animal tem prejuízo bilionário em 2023