Centenária instituição privada de saúde de Joinville, o Hospital Dona Helena se reinventa com investimentos para oferecer atendimento mais humanizado aos pacientes, ao mesmo tempo em que avança no uso de tecnologias. Um dos reconhecimentos desse esforço é a presença na 19ª edição do ranking Campeãs da Inovação, integrado por 50 empresas da Região Sul, que será divulgado nesta sexta-feira pela Revista Amanhã, em parceria com o IXL-Center, centro de inovação de Boston, EUA.
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De acordo com diretor-geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, essa premiação é resultado da modernização contínua do parque tecnológico, ao mesmo tempo em que vem sendo melhorada a assistência ao paciente, com base nos fundamentos da humanização. Essas linhas de atuação integram o novo planejamento estratégico do Dona Helena, que acaba de ser elaborado com consultoria da Fundação Dom Cabral de Minas Gerais.
– O princípio da inovação esteve e está presente no dia a dia do Dona Helena desde a sua fundação. O hospital trabalha para aprimorar seus processos, criando soluções, desenvolvendo novos serviços, buscando soluções inovadoras em um cenário cada vez mais competitivo – explica José Tadeu Chechi.
O último investimento foi anunciado esta semana: o hospital destinou R$ 1 milhão na compra de equipamentos para diversos setores. Na premiação desta sexta, o gerente de inovação do Dona Helena, Chander Turcatti, vai participar do painel “Empresas que inspiram”, para contar o case da instituição, que tem um centro voltado à tecnologia e inovação chamado InovaDona.
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– Essa conquista se deve ao trabalho que vem sendo realizado junto ao ecossistema de inovação, em Santa Catarina e em todo o Brasil, e à confiança da direção do Dona Helena, que permite a experimentação motivada por resultados flexíveis – afirma Turcatti.
O centro InovaDona, aberto em agosto de 2022, chama a atenção pela lista de ações voltadas à tecnologia. De 43 anunciadas, 38 já foram entregues em 11 meses. São projetos nas áreas de inteligência artificial, genética, robótica (humanoide, cirúrgica e exoesqueletos), blockchain, impressão 3D, RV, Big datas, ciência dos materiais, qualificação de pessoas e qualificação de processos.
Jornada 4.0 do paciente
Para melhorar a qualidade do atendimento, o hospital está desenvolvendo um projeto denominado “Jornada do paciente”. Consiste numa série de ferramentas adotadas para as diversas etapas do atendimento, que vão desde o agendamento da consulta até o acesso ao médico. Esse projeto segue a estratégia de gestão 4.0 na saúde, que está sendo implantada em parceria com a startup Nick Saúde, de São Paulo.
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