O Imperial Hospital de Caridade (IHC), de Florianópolis, conseguiu o selo internacional de referência em deformidades pediátricas da coluna vertebral pela AO Spine Latin America, sediada na Suíça. A conquista foi juntamente como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG). Agora, o Hospital de Caridade, o Joana de Gusmão e o Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba, são os únicos da América Latina com esse diferencial de tratamento.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Com este selo, o Imperial Hospital de Caridade pode participar de pesquisas internacionais e receber cirurgiões de coluna, ortopedistas e neurocirurgiões para estágios que podem variar de 1 a 6 meses, com bolsa paga pela AO Spine Latin America. O objetivo é ampliar conhecimentos na área de deformidades da coluna de crianças.
Um dos médicos de SC que atuam nessa área e participaram dessa articulação para a conquista do selo é o médico André L. F. Andújar, do Imperial Hospital de Caridade. Ele é especialista em ortopedia e traumatologia do Imperial Hospital de Caridade (IHC). Conforme o médico, a AO foi fundada em 1953 para estudar a fisiologia óssea e implantes para melhorar resultados de tratamentos.
– Eles revolucionaram a área da ortopedia e traumatologia, com novos conhecimentos, técnicas e implantes. Atualmente, o principal foco está na educação, em transferir conhecimento e apoiar pesquisas. Uma das divisões clínicas é a AO Spine, que se dedica ao tratamento das doenças da coluna vertebral, e que conta com 6.500 membros em mais de 200 países – destacou Andújar.
Continua depois da publicidade
A entidade credenciou os dois hospitais de SC como centros de referência nessa especialidade com o nome de “AO Spine Center” em deformidades pediátricas da coluna. Os integrantes são os ortopedistas e cirurgiões de coluna André L. F. Andújar, Henrique D. de Arjona e Rodrigo S. Grandini.
Na opinião do diretor executivo do Grupo Baía Sul, o médico Sergio Marcondes Brincas, esse selo e centro de referência coloca o IHC em evidência internacional.
– Reconhecimentos como estes nos dão fôlego, nos elevam a outro patamar em termos de reconhecimento internacional, e evidencia o trabalho de excelência em saúde que tem sido realizado aqui no Estado para o mundo, transformando Santa Catarina cada vez mais em um polo de saúde ao redor do país – afirmou Sérgio Marcondes Brincas.
Leia também:
BMW estuda montar área de pesquisa tecnológica em SC, informa governo estadual
Após visita à Feira de Cantão, missão da Fiesc conhece grandes portos da Ásia
Jornada de Conhecimento Expogestão reúne empresários e executivos em Itajaí
Milionário programa de empreendedorismo da Engie foca projetos de mulheres negras e mães
Gasoduto que desafiou a engenharia deve aquecer a economia da Serra catarinense