A Covid-19 reforçou o interesse do Hospital Baía Sul, de Florianópolis, pertencente à Holding Hospital Care, em obter certificação internacional de qualidade e segurança concedida pela consultoria Qmentum, do Canadá. O processo, que havia iniciado em 2018, chegou ao final agora. Em função da pandemia, os técnicos canadenses optaram por fazer a revisão final de forma virtual e concederam o selo, que tem validade para três anos, também de forma virtual. A Clínica Imagem, que pertence à instituição, também foi certificada. Eles informaram que o Hospital Baía Sul acabou sendo a primeira instituição do mundo a conquistar a certificação por meio digital.
Continua depois da publicidade
Grande Florianópolis passa a ter mais de 30 mil casos de coronavírus após correção
A entrega da distinção aconteceu na sexta-feira. O presidente do Hospital Baía Sul e Clínica Imagem, Sérgio Marcondes Brincas, explica que as instituições receberam visitas trimestrais dos avaliadores canadenses. Só agora a análise final com a concessão do certificado foi virtual.
A diretoria da Qmentum ligou e sugeriu esse processo pioneiro, que será referência para outras certificações no Brasil e em outros países em função da pandemia. Segundo o diretor técnico do Baía Sul, Rafael Vasconcellos, esse certificado coloca o hospital em pé de igualdade com um grupo seleto de instituições de saúde internacionalmente reconhecidas. A certificação da Qmentum estabelece controle de qualidade e gestão de processos, o que é importante para que os serviços de saúde sejam realizados dentro das normas.
Continua depois da publicidade