O Hospital Dona Helena, de Joinville, comunicou nesta segunda-feira que concluiu com êxito a realização do primeiro transplante musculoesquelético. A paciente de 44 anos restaurou um ligamento rompido no joelho, usando enxerto que veio do setor de ortopedia do Rio de Janeiro, transportado por avião.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A equipe médica de Joinville comemorou mais esse avanço em serviço de medicina de alta complexidade para a região e para Santa Catarina. De acordo com o chefe de Ortopedia do Dona Helena, Vitor Corotti, esse tipo de cirurgia é menos agressiva e permite uma recuperação mais rápida. A paciente havia passado por cirurgia no joelho anteriormente, fez esse procedimento há três semanas e está bem.
O Dona Helena conseguiu autorização para fazer esses transplantes há dois meses. A aprovação passou por várias etapas, com aprovações de órgãos municipais, estaduais e do Ministério da Saúde. Os procedimentos são feitos com cobertura de planos de saúde.
Além desse procedimento de estreia, essa nova autorização ao Dona Helena permite fazer transplantes no caso de múltiplas lesões de ligamentos, transplante condral grave, de meniscos, cirurgia de tumor ósseo, enxerto para artrodeses grandes e revisões de próteses.
Continua depois da publicidade
Leia também