A crescente judicialização da saúde, seus altos custos e seus impactos à sociedade será tema principal do simpósio “O Direito e a Saúde”, numa iniciativa do Hospital SOS Cárdio, de Florianópolis. O evento será nos dias 21 e 22 de março, quinta e sexta-feira da próxima semana, no Hotel Majestic.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Para se ter ideia, a cada ano são abertos no Brasil 450 mil novos processos judiciais para cobranças, tanto de serviços ou medicametnos junto a instituições e empresas públicas, quanto privadas.
Lideranças da saúde suplementar do país, incluindo gestores, médicos, dirigentes de hospitais, da agência reguladora de planos de saúde e profissionais da área do direito, vão discutir o que envolve essas questões de saúde e Justiça.
A iniciativa do evento é do médico Sergio Lima de Almeida, chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital SOS Cárdio. Ele também vai coordenar os debates. Também participam da organização do simpósio o juiz federal Clenio Jair Schulze, o desembargador federal João Pedro Gebran Neto, e a diretora técnica e comercial da AdviceHealth, Andréa Bergamini.
Continua depois da publicidade
Conforme o organizador, a judicialização terá abordagem nacional. Vai incluir aspectos como práticas para reduzir ações judiciais em todas as esferas. Um do desafio na área de saúde que gera dúvidas sobre tratamento é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Auditoria médica, pesquisa clínica e atenção primária à saúde são outros temas que terão análises no evento.
O evento não é voltado apenas a profissionais de saúde, mas também para advogados, juízes, desembargadores, escritórios de advocacia e outros conectados com o tema. As inscrições devem ser feitas no site do evento.
Leia também
FAHECE, que administra o Cepon, o Hemosc e o Samu em SC, faz 30 anos e amplia serviços
Sai decreto do Pronampe SC e propostas de empréstimos serão recebidas em alguns dias
Jorginho confirma adesão de SC em consórcio de estados que prevê plano de ação climática
SC fica em segundo lugar na criação de empregos no Brasil em janeiro
Fabricante de autopeças de SC é eleita fornecedora nº 1 de multinacional holandesa
MPSC formaliza o GEDCLIMA, grupo de trabalho para enfrentar impactos de mudanças climáticas