Uma das primeiras instituições brasileiras a adquirir o robô cirúrgico Versius, da Inglaterra, o Hospital de Caridade, de Florianópolis, vai iniciar a realização desses procedimentos em junho, quando finalizará o treinamento de equipes. Na noite desta segunda-feira, a diretoria da instituição fez uma demonstração dessas cirurgias para lideranças da área médica e gestores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Menor robô cirúrgico do mundo, o Versius é especial para procedimentos no abdômen. Entre as vantagens para os pacientes estão maior precisão, menos dores e recuperação mais rápida pelo fato de as cirurgias serem feitas visualização em 3D e do avanço tecnológico em si.
– A robótica recoloca todas as nossas especialidades cirúrgicas no que existe no mais avançado em tecnologia. É fundamental também para trazer o Hospital de Caridade volta para a ponta em tecnologia, que ele volte a representar aquilo que a medicina tem de mais moderno, junto com Hospital Baía Sul – afirmou o médico Sérgio Marcondes Brincas, presidente do Hospital Baía Sul, também responsável pelo Caridade e Clínica Imagem, que pertencem ao grupo Hospital Care, de São Paulo.
Segundo ele, embora o Caridade também atenda pelo SUS, esses procedimentos robóticos não serão oferecidos porque ainda não fazem parte dos procedimentos listados no sistema público de saúde. O novo robô ficará em ala restaurada da instituição, que em breve fará novos investimentos também em hemodinâmica, para melhorar os procedimentos em cardiologia, área que também se destaca.
Continua depois da publicidade
O Hospital Care assumiu no ano passado a gestão do Hospital de Caridade e, em breve, estará assumindo também a Clínica Santa Helena, principal hospital privado de obstetrícia da Grande Florianópolis. Conforme Brincas, será uma gestão em parceria. A Santa Helena atende uma média de 300 partos por mês.