O empresário Luciano Hang, fundador e presidente da rede Havan, aproveitou a presença na posse do presidente Jair Bolsonaro para fazer contato com boa parte dos ministros do novo governo.

Continua depois da publicidade

Acompanhado da esposa e sócia Andrea Hang, esteve no jantar de terça-feira e em almoço quarta-feira oferecido pelo vice-presidente Hamilton Mourão (E). Hang concluiu que as pessoas que assumiram as pastas estão preparadas e disse ter ficado impressionado com o conhecimento de Mourão sobre os problemas brasileiros. 

– Fiquei muito feliz com a equipe que integra esse novo governo. São técnicos com capacidade de gestão e muitos patriotas, querendo resgatar no Brasil o espírito verde e amarelo, daqueles que acreditam no país – concluiu Hang, que foi o empresário mais polêmico durante a campanha eleitoral por ter aberto voto em Bolsonaro e ter sido, o que ele próprio definiu “um ativista político”. 
 

Crescimento de 40% a 50%

Tudo indica que as polêmicas na política ajudaram a impulsionar o faturamento da rede Havan no país. Segundo Luciano Hang, no ano passado, as vendas da empresa cresceram 45% e a expectativa, para este ano, é de que fiquem nesse patamar, com alta de 40% a 50%. O plano para este ano é abrir 20 lojas, especialmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com investimento de R$ 500 milhões. Mas em função do crescimento acima das expectativas, Hang admite que poderá ampliar para 25 lojas este ano, sendo 10 no primeiro semestre. O resultado do primeiro dia do ano impressionou. Sobre o público cliente, ele diz que há pessoas de todas as faixas de renda, mas a maioria é B e C. 


Aeroporto e transporte na pauta

Uma das primeiras audiências do novo governador Carlos Moiséis da Silva foi com empresários da Grande Florianópolis nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Ele recebeu uma comitiva liderada pelo presidente do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), Ernesto Capone, com a presença também do empresário Lidomar Bison, que acaba de deixar a presidência do CDL da Capital. Capone conversou mais com o governador sobre as obras do acesso ao novo Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis. Moisés informou que para a inauguração do terminal, no início de agosto, uma pista nova simples estará concluída. A obra duplicada será entregue no final do ano. 

– As palavras do governador foram tranquilizantes para o público que aguardava por respostas sobre  as obras de via de acesso ao aeroporto – afirmou Capone. 
Outra prioridade é o projeto do transporte coletivo da região. O governador disse que terá andamento. Os empresários mostraram uma agenda positiva ao novo titular do governo do Estado. 
 

Tributação verde

A Tributação Verde em Santa Catarina não será adotada somente com viés ambiental, ou seja, a produtos com impacto negativo ao meio ambiente. O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, está dando ênfase também a produtos que afetam a saúde humana.

Segundo ele, o conceito de ecologia envolve todo ecossistema e os humanos estão inseridos. Dentro dessa lógica, o sal e o açúcar também poderão ser mais tributados em SC porque fazem mal à saúde. A propósito, dos dois filhos de Paulo Eli são médicos. Ele tem muita informação em casa.  

Continua depois da publicidade


Segurança das urnas

A polêmica da segurança das urnas eletrônicas no Brasil pode voltar com força. No primeiro dia útil do governo de Jair Bolsonaro, quarta-feira, a página do Facebook com o nome “Polícia Federal Orgulho do Brasil” falou do risco de fraude em eleições. Publicou vídeo do catarinense Hugo Hoeschl, cientista de inteligência de dados, no qual ele afirma que no primeiro turno da eleição do ano passado houve inconformidade estatística do conjunto macronumérico em análise feita com base na lei de Benford.

Conforme Hoeschl, a análise do segundo turno será publicada em cerca de um mês. Essa metodologia é a mesma que identificou fraudes na empresa Enron, na Fifa e no Deutsch Bank.