Ao celebrar os 25 anos do Fort Atacadista na noite de quarta-feira (25) em Joinville, cidade onde a rede começou, o Grupo Pereira, que tem 62 anos e é dono do Fort, Comper e outras marcas do setor, revelou que projeta 40 novas lojas de supermercados até 2027. O planejamento estratégico prevê manter o atual ritmo de expansão, com média de 12 novas unidades por ano. Assim, os investimentos anuais do grupo vão variar de R$ 700 milhões a R$ 900 milhões, totalizando de R$ 2,1 bilhões a R$ 2,7 bilhões nos próximos três anos.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O planejamento de longo prazo foi revelado durante a cerimônia de celebração dos 25 anos do Fort Atacadista, em evento no Joinville Square Garden, onde os seis irmãos Pereira, acionistas do grupo – Inácio, Manoel, Irani, Ivani, Beto e João – filhos dos fundadores Ignácio e Hiltrudes Pereira, receberam convidados.

Participaram fornecedores de todo o Brasil além de familiares e amigos. Entre eles, estava a senadora Ivete Appel da Silveira que, em 1999, como primeira-dama de Joinville, participou da inauguração da primeira loja do Fort ao lado do marido, o então prefeito Luiz Henrique da Silveira.  

– Os 25 anos do Fort Atacadista são uma data memorável, um quarto de século como número, mas uma história muito importante dentro dos 62 anos do Grupo Pereira. Essa parte dos 25 do Fort é relevante porque foi quando o Grupo Pereira tomou outra dimensão, ampliou a multicanalidade, um novo negócio de sucesso, expandiu para o Centro-Oeste do Brasil e se tornou um player relevante nacional – destacou o presidente do Grupo Pereira, Beto Pereira.

Continua depois da publicidade

Veja mais fotos do Fort Atacadista e Grupo Pereira:

Para o futuro, o presidente do Grupo Pereira diz que é preciso olhar o consumidor, que está mudando, evoluindo, exigindo coisas novas. Por isso, em cada canal que a empresa atua, é obrigada a entregar coisas melhores, inovações, atualizações, surpreender e entender o consumidor.

– Nós temos uma crença em pessoas, onde o cliente, o nosso colaborador, o fornecedor e a sociedade fazem parte do negócio. Quando a gente consegue juntar esses times em prol de um negócio, ele dá certo – afirmou Beto Pereira para explicar o sucesso do grupo.

O diretor do grupo, Lucas Pereira Santiago, da terceira geração da família fundadora – filho de Irani Pereira – falou depois do evento sobre os números dos projetos futuros.

Continua depois da publicidade

– Anunciamos 40 lojas até 2027. O grupo dobra de tamanho a cada cinco anos. Então, nossa projeção é crescer aproximadamente 20% ao ano e essa expansão no número de lojas visa alcançar esse crescimento. Nós vamos crescer nos mesmos estados em que já atuamos. Nossa estratégia é consolidar liderança em Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e crescer em mais dois estados novos que escolhemos, o Rio Grande do Sul e São Paulo. No RS, abriremos a quarta loja em dezembro e, em São Paulo já temos duas lojas. Abriremos a terceira – disse o diretor Lucas Pereira.

Além do foco no atacarejo com o Fort Atacadista, o grupo está expandindo também a rede Comper de supermercados. Na quarta-feira (25), inaugurou unidade moderna na cidade de Várzea Grande, no Mato Grosso.

Junto com as novas lojas, o Grupo Pereira também vem ampliando o número de empregos diretos. De acordo com Lucas Pereira, o grupo deve encerrar 2024 com quase 22 mil colaboradores. Com as lojas dos próximos anos, chegará a 25 mil e 27 mil empregos diretos.

Lado social do Grupo Pereira

Um dos destaques dos líderes da família Pereira que falaram no evento foi sobre o lado social do grupo, que veio desde o início dos trabalhos da Dona Trude e seu Ignácio, nascidos na localidade de Limoeiro, interior de Itajaí, Santa Catarina, onde o grupo começou. Hoje, são diversos investimentos junto a instituições sociais, culturais e esportivas e projetos de proteção aos mares e ao meio ambiente em geral.

Continua depois da publicidade

– Eu diria que qualquer empresa tem que reverter parte do que ganha para a sociedade de onde vem o ganho dela. Então é uma conta justa reinvestir onde você ganhou. Isso gera prosperidade. E prosperidade acontece quando todos melhoram, quando há justiça social – afirmou o presidente Beto Pereira.

– Os investimentos sociais vêm desde a época da minha avó Trude, lá na roça ela era catequista, organizava eventos na comunidade e dava atenção à igreja. Depois, quando começou a empresa, ela ajudava a instituição Parque Dom Bosco, que atua na educação de crianças em Itajaí. Ela começou a levar almoço para o padre da instituição no sábado e até hoje nossa empresa fornece almoço para os padres da paróquia de lá – observa Lucas Pereira.

Sétimo maior grupo do setor

No comércio de alimentos desde 1962, quando foi fundado em Itajaí, o Grupo Pereira é o sétimo maior do país no setor de supermercados. Segundo o ranking anual da Abras, a associação brasileira do setor, o Grupo Pereira alcançou em 2023 faturamento de R$ 13,2 bilhões. Atualmente, está presente em seis estados e o Distrito Federal, somando 123 unidades de negócios.

Conta com 60 lojas do Fort Atacadista, 31 da rede de supermercados Comper e três filiais do atacado Bate Forte. Além disso, tem 21 lojas da rede de farmácias SempreFort, um Broker distribuidor Nestlé, cinco agências de viagens e 2 postos de combustíveis. Na área de serviços, oferece o cartão Vuon Card, gift cards, seguros e assistência odontológica.

Continua depois da publicidade

Leia também

Por que o camarão e a batata pré-frita podem ficar mais caros no Brasil

Fort Atacadista celebra 25 anos com inauguração de loja em Joinville, cidade onde estreou

Rede Bistek chega aos 45 anos e destaca nova loja modelo em Florianópolis

Com maior ritmo da economia brasileira, PIB de SC acelera e cresce 3,8% em 12 meses

Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados