Sensação de volta ao passado, mas agora com um negócio milionário, resultante de muito trabalho nas últimas três décadas. É assim que o Grupo Koch, de Tijucas, inaugura quarta-feira (15) o seu primeiro supermercado em Florianópolis, no bairro Ingleses, com investimento de R$ 30 milhões. O presidente da empresa, José Evaldo Koch, lembra que a venda de hortifruti em feiras livres na Capital, nos anos de 1980, foi a base para a abertura do primeiro supermercado da família, em 1994.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Agora a empresa se tornou o 14º maior grupo supermercadista do Brasil, com faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2021. Conta com as redes Koch e o atacarejo Komprão, e abre na próxima semana a 48ª loja na Capital.

Em área de 7 mil metros quadrados, a nova unidade gerou 170 novos empregos diretos e 500 indiretos. Os consumidores contarão com 28 checkouts, dos quais seis serão para autoatendimento.

Grupo Koch, Divulgação
Vista externa da primeira loja da rede Koch em Florianópolis (Foto: Grupo Koch, Divulgação)

Ingleses, atualmente com cerca de 80 mil habitantes, era um dos locais onde os irmãos Kock, na época residentes em Antônio Carlos, participavam de feiras livres. O presidente disse que essa nova loja permitirá a eles atender novamente aqueles clientes que bem recebiam e prestigiavam eles nas feiras de Ingleses, Centro e Barra da Lagoa.

Continua depois da publicidade

Investimentos continuam

Apesar do setor supermercadista estar sentindo mais o impacto da inflação alta, o grupo mantém alto ritmo de investimentos. Nos últimos 30 dias, o grupo inaugurou três lojas da rede Komprão Koch Atacadista. Foi uma em Joinville, outra em Itajaí e mais uma em Penha. Além da diversidade de produtos e preços, a gestão de pessoas recebe atenção especial. Pelo segundo ano consecutivo, o grupo ficou entre as melhores empresas para trabalhar da pesquisa Grate Place to Work (GPTW).

Leia também

IBGE contrata 3,5 mil pessoas para completar equipe do Censo em SC

Estrategista-chefe da XP indica onde investir no atual cenário econômico