Entre as raras empresas catarinenses que não estão sofrendo com os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia está o Grupo Koch, de Tijucas, que atua no atacado e varejo de supermercados. Com a tranquilidade de quem fechou o primeiro semestre com crescimento de 48% do faturamento frente ao mesmo período do ano passado, a companhia informa que vai investir R$ 70 milhões no segundo semestre deste ano.
Continua depois da publicidade
O novo plano de expansão foi anunciado pelo presidente José Koch na Live de Ideias da empresa, um evento interno na noite de quinta-feira, que teve palestra do publicitário e apresentador Roberto Justus e um balanço do primeiro semestre. O grupo vai destinar R$ 40 milhões para a abertura de cinco novas lojas baseadas em Blumenau, Brusque, Bombinhas, Gaspar e Timbó. A ampliação do centro de distribuição, situado em Tijucas, receberá R$ 30 milhões.
Com a nova expansão, a empresa, que tem negócios concentrados em 20 municípios na região litorânea catarinense, especialmente entre Navegantes e a Grande Florianópolis, ampliará de 29 para 34 o número de lojas. A primeira nova unidade será em Brusque e tem inauguração prevista para a segunda quinzena de agosto.
A expectativa do Grupo Koch é repetir no segundo semestre deste ano a mesma alta de faturamento do primeiro semestre, informou o diretor administrativo Alexandre de Quadros. Esse crescimento elevado está sendo alcançado com a expansão da rede de lojas e, também, por meio do crescimento de vendas das lojas em operação.
O primeiro supermercado do Grupo Koch, fundado pelos irmãos Koch, de Antônio Carlos, foi aberto em setembro de 1994 em Tijucas. Hoje são três redes supermercadistas: a SuperKoch, a Komprão e a Koch Atacadista. Na passagem de 2018 para 2019, foi o grupo do setor que mais cresceu em faturamento em Santa Catarina de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Subiu da 33ª posição para a 20ª, com receita bruta de R$ 2,083 bilhões.
Continua depois da publicidade